Transformação estratégica no setor hospitalar: como a gestão da força de trabalho impulsiona a agenda ESG

ISABELLE ALEGRO MALTA BONIZZI
27/08/2025 12h42 - Atualizado há 7 horas

Transformação estratégica no setor hospitalar: como a gestão da força de trabalho impulsiona a agenda ESG
Divulgação/Sisqual

Por Camila Vilas Boas*

A pauta da sustentabilidade e dos princípios ESG tem se fortalecido em diversos setores, incluindo o da saúde, refletindo uma consciência crescente sobre a importância de construir modelos de gestão mais humanos e responsáveis. Esse movimento, considerado como promissor, tem se traduzido em ações práticas que integram inovação, eficiência e cuidado – real - com as pessoas.  

Atualmente, a tecnologia tem um papel central como ferramenta de automação, sendo considerada uma aliada estratégica na construção de ambientes de trabalho mais sustentáveis. Soluções voltadas à gestão da força de trabalho, como o WFM (workforce management), possibilitam decisões mais assertivas, promovendo o uso inteligente dos recursos humanos e contribuindo para ambientes mais organizados, tanto para as equipes quanto para os pacientes.  

Um dos grandes avanços que temos acompanhado é justamente o entendimento de que a sustentabilidade não está restrita à gestão ambiental, passando pela forma como cuidamos das pessoas dentro das instituições. Garantir jornadas de trabalho equilibradas, reduzir sobrecargas e criar ambientes colaborativos são práticas que impactam diretamente na qualidade do serviço prestado e trazem ganhos operacionais e reputacionais para as organizações.  

A expansão desse olhar tem se refletido no crescimento do mercado. O WFM no setor de saúde, especificamente na América Latina, incluindo o Brasil, deve atingir US$ 345,4 milhões até 2030, segundo estudo do Grand View Research. Esse avanço sinaliza a adoção crescente de tecnologias de apoio à gestão e a consolidação de uma cultura que prioriza eficiência com responsabilidade. 

Espaços para troca e reflexão, como o Simpósio de Tecnologia e Sustentabilidade realizado pelo Hospital Amaral Carvalho, são importantes para o setor, já que permitem compartilhar experiências, escutar os desafios de quem vive a rotina hospitalar e pensar coletivamente em soluções que tornem o sistema de saúde mais adequado à atualidade. É nesse diálogo constante, entre tecnologia e gestão, que surgem os caminhos mais promissores.  

Esse é um movimento que inspira e desafia todos os agentes do setor de saúde a repensarem suas práticas com foco na sustentabilidade como um valor incorporado à rotina, pois a construção de um sistema de saúde mais eficiente, depende de escolhas conscientes, baseadas em dados e de uma cultura organizacional que coloque as pessoas no centro das decisões. Ao integrar inovação, responsabilidade e propósito, damos passos concretos em direção a um futuro em que cuidar da saúde significa cuidar também de quem faz tudo acontecer diariamente.  

* Camila Vilas Boas é Sales Operations Manager na SISQUAL® WFM. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELLE ALEGRO MALTA BONIZZI
[email protected]


Notícias Relacionadas »