Um homem de 70 anos foi preso nesta terça-feira (26) após ser reconhecido por câmeras do sistema de monitoramento Smart Sampa dentro do Hospital Dia Vila Guilherme, na zona norte de São Paulo. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pelo Tribunal do Júri de Sorocaba por estupro de vulnerável e ameaça. O homem estava foragido desde 2019.
De acordo com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), a identificação ocorreu quando as câmeras do hospital enviaram alerta automático ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública. Após a confirmação das informações, equipes da Inspetoria Regional da Vila Maria/Vila Guilherme foram acionadas para efetuar a detenção.
A abordagem foi realizada de forma pacífica, enquanto o foragido aguardava atendimento médico. Ele foi encaminhado ao 13º Distrito Policial, na Casa Verde, onde a ocorrência foi registrada. O mandado de prisão em vigor tem validade até 2035.
O Smart Sampa, sistema de vigilância da Prefeitura de São Paulo, já possibilitou a captura de centenas de foragidos desde sua implantação. Atualmente, mais de 32 mil câmeras integram a rede, incluindo equipamentos públicos e privados, com uso de reconhecimento facial para apoio às forças de segurança.