O Estadão comemora 150 anos em 2025. Para celebrar essa data, a Assembleia Legislativa de São Paulo terá uma sessão solene em homenagem ao jornal. A homenagem será no dia 29 de agosto, às 19h. A iniciativa é do deputado estadual e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alesp, Thiago Auricchio (PL).
O ato solene reconhece a contribuição histórica do Estadão na defesa da democracia e da liberdade de imprensa no Brasil. A homenagem reunirá autoridades, parlamentares e convidados, e contará com a presença de Francisco Mesquita Neto, Presidente do Conselho de Administração do Estadão; Erick Bretas, CEO do Estadão; e Eurípedes Alcântara, diretor de Jornalismo do Grupo Estado, responsável pela liderança editorial e direção jornalística da empresa.
"Homenagear o Estadão é reconhecer 150 anos de contribuição para a democracia, para a informação de qualidade e para a formação da opinião pública no Brasil. É um jornal que nasceu e cresceu em São Paulo, mas ultrapassou fronteiras e se tornou referência nacional e internacional, sempre com coragem para atravessar períodos de censura, crises políticas e grandes transformações, sem jamais abrir mão do jornalismo independente. Essa história é também a história de milhares de jornalistas e profissionais que dedicaram suas vidas a levar informação responsável para a população. Celebrar os 150 anos do Estadão é, ao mesmo tempo, olhar para o futuro e reafirmar que a imprensa livre é pilar fundamental de qualquer democracia”, afirma o deputado Thiago Auricchio.
“Essa homenagem nos enche de orgulho e reforça o compromisso do Estadão em seguir fazendo jornalismo de qualidade, independente e atento às transformações da sociedade brasileira. Ao completar 150 anos, reafirmamos nossa missão de contribuir para o fortalecimento da democracia e da liberdade de imprensa, valores que guiam a trajetória do Estadão desde sua fundação”, afirma Erick Brêtas, CEO do Estadão.
Em 29 de abril, o Estadão já havia recebido uma homenagem nacional: uma sessão solene no Plenário do Senado Federal, em Brasília, proposta pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) e pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP).
A sessão solene da Assembleia Legislativa de São Paulo será transmitida pelas redes sociais do Estadão e a cobertura completa estará disponível no hub: Link.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROSANGELA ANDRADE E SILVA
[email protected]