A 19ª edição da Virada Esportiva começou neste sábado (19), no Mercado Livre Arena Pacaembu, com a maior programação já realizada pelo evento. Ao longo deste fim de semana, a cidade recebe mais de 4 mil atividades gratuitas em 800 pontos, abrangendo modalidades tradicionais e alternativas, como caiaque, xadrez, e-games, dança, pickleball e badminton.
A proposta da Prefeitura de São Paulo é aproveitar o evento para aproximar a população da prática esportiva e estimular a continuidade das atividades durante o ano. A estrutura municipal conta atualmente com 46 centros esportivos, sendo 42 reformados, além de 236 Clubes da Comunidade (CDCs). Entre os investimentos citados estão a recuperação dos equipamentos, a piscina do Ceret e as obras no Centro Esportivo de Pirituba, que recebem R$ 23 milhões.
A programação também marcou anúncios relacionados ao vôlei. A Prefeitura informou que vai investir na criação de uma equipe profissional da modalidade na capital. São Paulo também será sede do Mundial de Clubes de vôlei, em dezembro, e da Liga das Nações, prevista para junho do próximo ano.
No Pacaembu, a abertura reuniu atividades esportivas e recreativas, incluindo atletismo, caminhada, recreação infantil, e-games, badminton, tênis, tênis de mesa, pickleball, basquete e vôlei. O espaço também recebeu o Jogo das Estrelas, com atletas como Camila Brait, Dante, Fernanda Venturini, Natália Zilio, Carol Gattaz, Carol Albuquerque, Lucão e Agatha Bednarczuk. A partida reuniu nomes consagrados e jovens atletas, entre eles André Onelli Vieira, de 17 anos, do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).
Além do vôlei, a Virada oferece atividades para diferentes públicos e modalidades, como a Copa Revelação de Xadrez, que reúne competições, oficinas e atividades abertas. A programação segue neste domingo (20), com ações distribuídas por todas as regiões da capital. Os locais, horários e modalidades podem ser consultados na programação oficial da Virada Esportiva.