Cresce participação em simulados de segurança da Usina Hidrelétrica São Simão

Treinamentos mobilizaram comunidades em Goiás e Minas Gerais entre os dias 23 e 28 de setembro. Usina possui rígidos protocolos de segurança e nunca registrou ocorrências desde que entrou em operação, em 1978

MARINA FEREZIM | WEBER SHANDWICK
30/09/2025 08h23 - Atualizado há 4 horas

Cresce participação em simulados de segurança da Usina Hidrelétrica São Simão
SPIC Brasil

Na última semana, mais de 600 pessoas participaram dos simulados que treinaram a população sobre como agir em caso de emergência na barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) São Simão, na divisa entre Goiás e Minas Gerais. Pela segunda vez, a ação foi organizada pela SPIC Brasil, responsável pela operação da usina desde 2018, em parceria com entes públicos e privados, como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prefeituras municipais de São Simão (GO) e Santa Vitória (MG) e concessionária Ecovias do Cerrado.

Foram mais de nove meses de preparação e 40 voluntários envolvidos na organização das atividades, que culminaram em um aumento de aproximadamente 85% no engajamento do público-alvo nos três dias de simulado: em 23/9 (público interno), 26/9 (Distrito Industrial de São Simão-GO) e 28/9 (Distrito de Chaveslândia-MG). O treinamento de segurança ocorre a cada três anos e está previsto no Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina.

“Desde nosso último exercício, em 2022, houve um crescimento muito grande na participação das comunidades, especialmente do Distrito Industrial e de Chaveslândia. Tivemos muito apoio de toda a população, das indústrias, além da participação ativa de todos os órgãos públicos. Os simulados transcorreram sem contratempos, difundindo nossa cultura de segurança. A usina segue extremamente segura, com instrumentos e equipes que monitoram diariamente a barragem. Não há com o que se preocupar”, afirma Paulo Cesar Pereira, Gerente de Operações Hidroelétricas da SPIC Brasil.

Além dos encontros realizados com a comunidade, neste ano a SPIC investiu no cadastramento de todas as 1.100 pessoas de Chaveslândia, distrito localizado abaixo da barragem. Na ocasião, as equipes explicaram sobre a dinâmica do treinamento, esclarecerem dúvidas e fornecerem materiais informativos. Também foi realizado um trabalho de conscientização especial para o público infantil em escolas da região, com utilização de recursos lúdicos, como contação de histórias e jogos.

As comunidades ainda foram orientadas a baixar ou atualizar o aplicativo Alert Indivíduo, um sistema complementar às sirenes que envia notificações por mensagens de texto e chamadas de voz em tempo real, além de indicar a melhor rota de evacuação em caso de emergência.

Para o Tenente Pedro Omar Peres, agente regional da Defesa Civil de MG, buscar informações de qualidade e participar do simulado são um exercício de cidadania. “É importante que toda comunidade saiba avaliar situações de risco e adote a cultura de prevenção. Sabemos que a usina é muito segura, mas em caso de qualquer emergência, a população deve saber qual a rota seguir e a localização dos pontos de encontros. A Defesa Civil vai sempre acolher as pessoas caso seja necessário”, reforça o tenente.

Primeira moradora de Chaveslândia a chegar ao ponto de encontro, instalado em uma área segura no caso de alagamento, Rosângela de Oliveira Santos se disse “aliviada” após participar da experiência. “Esse já é meu segundo simulado. As pessoas se sentem mais confiantes em saber o que fazer, a rota para onde ir, qual direção tomar. Nós que moramos aqui precisamos nos conscientizar”, declara.

Francisco Aparecido Medeiros da Silva, morador há 40 anos do Distrito de Chaveslândia, contou que já estava sabendo do simulado, por isso se deslocou tranquilamente quando recebeu uma mensagem em seu celular, indicando o início do exercício de evacuação. “Achei bem fácil seguir as placas de sinalização. Eu me sinto seguro, a barragem para mim não é novidade, mas se precisar, tem que sair, né?”, afirma.

A SPIC Brasil mantém outras ações de prevenção e treinamento. Em caso de dúvidas ou para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone 0800 200 0204 (segunda a sexta, das 8h às 17h) ou pelo e-mail [email protected].


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MARINA FEREZIM TORRES
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