Pamplona Alimentos conquista 2º lugar em prêmio estadual que reduz em até 68% o uso de água

Reconhecida na categoria Ambiental do Prêmio Catarinense de Melhorias, a empresa foi destaque com a iniciativa de automatizar o acionamento de água na centrífugas. O projeto foi desenvolvido pelos colaboradores da companhia

SARAH ANDRADE DA COSTA
29/09/2025 17h35 - Atualizado há 3 horas

Pamplona Alimentos conquista 2º lugar em prêmio estadual que reduz em até 68% o uso de água
Pamplona Alimentos

Florianópolis, setembro de 2025 - A Pamplona Alimentos, especialista em carne suína, teve seu projeto reconhecido como a segunda melhor iniciativa entre 17 projetos inscritos na categoria Excelência Ambiental do Prêmio Catarinense de Ideias de Melhoria 2025. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24), durante a cerimônia de premiação, realizada no Congresso Estadual de Equipes de Melhorias, em Florianópolis/SC

O projeto “Automatizar o acionamento de água nas centrífugas de miúdos externos” foi desenvolvido pelo grupo interno Juntos em Movimento, integrante do Círculo de Qualidade Pamplona (CQP). A iniciativa alia tecnologia e sustentabilidade ao utilizar sensores que acionam a liberação de água apenas quando há produto em processamento, evitando desperdícios e reduzindo custos. 

 
Resultados ambientais 

Com as mudanças já implementadas na companhia, vem sendo possível reduzir o consumo de água nessa operação em até 68%. Com a melhoria operacional, a iniciativa permitirá economizar cerca de 10 mil m³ de água por ano. 

“O impacto positivo consolida o papel da Pamplona como referência em práticas sustentáveis na indústria. Estamos muito orgulhosos e parabenizamos todos os membros da nossa equipe que se empenharam e conquistaram esse prêmio. Seguiremos implementando melhorias contínuas e inovações em nossos processos”, confirma Irani Pamplona Peters, diretora-presidente da empresa. 

 

Melhorias em todos os setores da companhia 

Criado em 2017, o Círculo de Qualidade Pamplona (CQP) promove a cultura de melhoria contínua em todas as áreas da empresa. Em grupos, colaboradores se reúnem para identificar problemas e propor soluções em frentes como meio ambiente, saúde e segurança, ergonomia e eficiência financeira. Desde 2024, os projetos também passaram a ser compartilhados com outras companhias do Núcleo Catarinense de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), ampliando o alcance das boas práticas. 

Para Adilor Ascari Bussolo, diretor Industrial da Pamplona, esse reconhecimento demonstra a relevância de iniciativas construídas internamente, de alto impacto. “Além de gerar economia e preservar recursos naturais, o projeto tem potencial para ser replicado em outras indústrias, mostrando como a inovação pode nascer do dia a dia das equipes”, finaliza. 
 

Sobre a Pamplona Alimentos   

Com 77 anos de tradição, a Pamplona Alimentos S.A., empresa familiar catarinense, atua com a missão de produzir e fornecer alimentos práticos, saborosos, saudáveis e de qualidade para os consumidores brasileiros. Está presente em 26 estados brasileiros e exporta cortes suínos para os principais países em que o Brasil é habilitado. Seu amplo portfólio conta com 14 linhas de produtos que englobam: carne suína temperada e in natura, linguiças defumadas e frescais, defumados, salames, copas, presuntaria e derivados, fatiados, queijos, entre outros. A companhia, que também é detentora das marcas Paraná, Rio Sul e Saudável, tem em seu quadro mais de 3.7 mil colaboradores e é reconhecida pelo investimento constante em inovação direcionado à modernização do parque fabril, otimização de processos industriais e manutenção dos padrões de qualidade de seus produtos.     


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ANDRADE DA COSTA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.