A Semana Municipal da Alimentação chega à cidade de São Paulo no dia 14 de outubro, se estendendo até o dia 17. Responsável pelo evento, a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA) realiza uma programação que pauta a atuação da pasta na capital, com oficinas culinárias, painéis interativos, visitas guiadas e muito mais. A ideia é convidar a população a debater e refletir sobre o Dia Mundial da Alimentação, além de apresentar as iniciativas da Prefeitura.
A Semana Municipal da Alimentação, que está na sexta edição, acontece em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN), além de fazer parte do calendário de eventos oficiais da Cidade. A cada edição o evento possui uma temática central, e neste ano a programação está baseada no tema “Mãos dadas pela Alimentação e um Futuro Melhor”.
Para abrir a Semana Municipal da Alimentação, no dia 14, a pasta prepara um simpósio de abertura com uma mesa de debates, na Biblioteca Mário de Andrade. Serão abordados três temas: “Mãos dadas para um futuro melhor: intersecções para políticas públicas sustentáveis”, “Panorama da COP 30: alimentação e sustentabilidade” e “O que esperamos da COP 30 para a alimentação do futuro?”. A cerimônia será aberta ao público, sendo obrigatório a inscrição prévia pela plataforma do Sympla.
Na quarta-feira, dia 15, as duas unidades do Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) terão atividades interativas com o público. Na unidade do Butantã, zona oeste, será trabalhado o tema “Ativismo alimentar e juventudes”, por meio de painel interativo, mural coletivo, cine debate e oficina de comunicação. Em paralelo, na unidade da Vila Maria terá uma oficina culinária focada no aproveitamento integral dos alimentos, evitando o desperdício.
A Semana também contará com uma visita guiada, que acontece no dia 16 de outubro, a ideia é mostrar o circuito do alimento nos equipamentos da Prefeitura. A pasta possui a política de combate ao desperdício, então a ação mostra de forma educativa as etapas do sistema alimentar paulistano, passando por uma horta urbana e comunitária, depois ao programa Rede Cozinha Escola e, por fim, no Armazém Solidário.
Para encerrar a programação, na sexta-feira, 17, o Cresan Vila Maria sediará uma cozinha falada, em que todos os participantes farão juntos um almoço. Após a refeição coletiva, será feita a entrega da recomendação do próximo Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional.
As atividades da Semana Municipal da Alimentação são gratuitas e abertas ao público, mas para participar é preciso realizar uma inscrição prévia pela plataforma Sympla.
|
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BIANCA HELENA REBERNISEK FERNANDES
[email protected]