O setor de energia solar na América Latina tem registrado crescimento acelerado, impulsionado pela busca por alternativas sustentáveis e pelo avanço da tecnologia fotovoltaica. Em 2024, a região alcançou um marco significativo, com 69% da eletricidade gerada de fontes renováveis, incluindo solar, segundo dados do Canal Energia.
Os países latino-americanos também têm apresentado avanços visíveis. De acordo com a PV Magazine, o Chile atingiu 70% de sua eletricidade proveniente de fontes renováveis até o final de 2024, destacando-se como líder na adesão de energia limpa na região. Já a Colômbia, segundo relatório da BNA Americas, quadruplicou sua capacidade de energias renováveis não convencionais em 2024, com a energia solar liderando 9,75 GW de projetos em desenvolvimento.
Segundo Bruno Kovalski, Gerente de Marketing do Brasil, a expansão reflete o compromisso em oferecer soluções de alta eficiência e confiabilidade. A Ronma Solar foi reconhecida recentemente no PV Module Reliability Scorecard 2025, da Kiwa, como uma das ‘’Top Performers’’ em desempenho e confiabilidade de seus módulos solares.
“Nosso objetivo é expandir na América Latina, oferecendo produtos de qualidade e alta eficiência, que são capazes de atender desde projetos residenciais até grandes empreendimentos”, afirma Kovalski.
Com a chegada da Ronma Solar LATAM, a expectativa é que mais países latino- americanos tenham acesso a todo o portfólio de produtos da Ronma.
Trajetória da Ronma Solar
Desde sua fundação em 2007, a Ronma Solar tem construído um constante crescimento. Em 2010, lançou suas primeiras células solares e, em 2012, os módulos fotovoltaicos. O ano de 2017 marcou uma reestruturação organizacional e processos de fusões e aquisições. Já em 2021, acelerou sua presença global impulsionada por novas tecnologias. Em 2023, consolidou seu foco na Indústria 4.0 com o lançamento da capacidade produtiva baseada na tecnologia N-TOPCon.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Ingrid Ribeiro Souza
[email protected]