SGS fortalece e acelera a agenda ESG com o lançamento da Impact Now

A três meses da COP30, a SGS reforça a transparência e a credibilidade em sustentabilidade ao lançar no Brasil a Impact Now

TAMYRES SCHOLLER
01/09/2025 11h24 - Atualizado há 17 horas

SGS fortalece e acelera a agenda ESG com o lançamento da Impact Now
Rafael Navazo, Chefe da América Latina na SGS, em evento na Amcham. Fotografia Leonardo Rodrigues.

São Paulo, agosto de 2025 - A SGS reforça sua presença no Brasil com o lançamento da Impact Now, uma iniciativa global que reúne um portfólio de mais de 60 serviços de sustentabilidade para enfrentar um dos maiores desafios atuais: o greenwashing em ESG.

Em um contexto de crescente escrutínio, a Impact Now se consolida como uma solução-chave para empresas de setores cada vez mais expostos à pressão da sociedade civil. Seu objetivo é assegurar transparência e demonstrar impactos positivos em compromissos internacionais como a Agenda 2030 e o Acordo de Paris. Ao verificar dados, certificar práticas e auditar relatórios, a SGS garante que os compromissos ESG se traduzam em resultados reais e comprováveis, fortalecendo a confiança de investidores, consumidores e reguladores.

Com mais de 150 anos de história, a companhia suíça se posicionou de forma pioneira no Brasil: foi a primeira certificadora acreditada no programa Bonsucro, a segunda reconhecida pela Agência Nacional do Petróleo no âmbito do RenovaBio e uma das primeiras verificadoras de emissões de gases de efeito estufa acreditada pelo INMETRO. Além disso, é uma das poucas certificadoras que oferecem a certificação ISCC no país. Esses serviços ganharam relevância especialmente na indústria de biocombustíveis, em que certificações são essenciais para garantir a exportação a mercados altamente regulados em sustentabilidade, como o europeu.

“O lançamento do Impact Now no Brasil reflete nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento sustentável do país. Com essa iniciativa, buscamos não apenas oferecer soluções técnicas, mas também acompanhar as empresas em sua jornada rumo a maior transparência e credibilidade em seus compromissos ESG. O Brasil tem potencial para liderar a agenda climática global, e nossa missão é apoiar essa liderança com experiência, rigor e alcance internacional”, afirma Rodrigo Santiago, Managing Director do Brasil.

Certificações-chave para a sustentabilidade do setor

Gustavo Venda, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da SGS, detalha a importância de três certificações estratégicas:

  • Bonsucro: certifica tanto a produção quanto a cadeia de custódia da cana-de-açúcar e seus derivados, promovendo práticas responsáveis desde o cultivo até o transporte. No Brasil, sua relevância é evidente: na safra 2023/24 foi alcançado um recorde de mais de 713 milhões de toneladas de cana e 35,6 bilhões de litros de etanol, consolidando o país como o segundo maior produtor mundial. Bonsucro é, portanto, essencial para exportadores que buscam acesso a mercados com altos padrões de sustentabilidade.
  • RenovaBio: desempenha papel estratégico no mercado interno ao reconhecer e remunerar a eficiência energética e ambiental dos biocombustíveis por meio da emissão de CBIOs (Créditos de Descarbonização). Em 2024, foram emitidos mais de 40 milhões de CBIOs, movimentando bilhões de reais e reforçando a importância da política como ferramenta de descarbonização da matriz de transporte. Para produtores e distribuidores, participar do RenovaBio significa cumprir regulamentações nacionais e, ao mesmo tempo, competir em um mercado cada vez mais orientado à redução de emissões.
  • ISCC (International Sustainability and Carbon Certification): reconhecida globalmente, aplica-se a múltiplas cadeias produtivas, desde biocombustíveis até óleos vegetais e matérias-primas circulares. No Brasil, empresas do setor sucroenergético recorrem à ISCC para atender às exigências do mercado europeu, que demanda rastreabilidade e comprovação de sustentabilidade em toda a cadeia.

Crescimento interno e oportunidade regulatória

A SGS Brasil estruturou um portfólio local com mais de 40 serviços de sustentabilidade, consolidando uma equipe comercial especializada. Como resultado, no primeiro semestre de 2025 já igualou o volume total de vendas de todo o ano de 2024, projetando um crescimento anual de 40%.

A recente criação do mercado regulado de carbono no Brasil representa uma oportunidade histórica. “Com a Lei 15.042/2024, o país avançou rumo a um mercado de carbono regulado, estabelecendo obrigações práticas para milhares de empresas e fortalecendo a demanda por serviços de verificação, certificação e asseguração ambiental. Isso reforça a relevância da Impact Now no cumprimento e reporte dessas regras”, comenta Venda.

Projeção internacional

Alinhada a essa estratégia, a SGS apresentará na COP30, em Belém, a iniciativa Impact Now como um portfólio de soluções integrais para acelerar a transição sustentável. “Queremos que o mercado nos reconheça como um parceiro de confiança, não apenas por certificações obrigatórias, mas pela nossa capacidade de gerar impactos reais, verificáveis e alinhados às demandas da agenda climática global”, comenta Venda.

Com a Impact Now, a SGS consolida seu papel como catalisadora da transição sustentável no Brasil, ampliando sua oferta técnica e comercial e se posicionando estrategicamente frente aos novos marcos regulatórios e demandas globais.

Sobre a SGS

Com mais de 150 anos de história, a SGS é líder mundial em testes, inspeção e certificação (TIC), com presença em 115 países, mais de 99.500 colaboradores e uma rede de 2.500 laboratórios e escritórios. Reconhecida por sua credibilidade técnica e soluções inovadoras, a SGS atua como parceira estratégica de empresas e governos na busca por crescimento sustentável, segurança, qualidade e conformidade regulatória. 

No Brasil, a SGS conta com mais de 3.500 colaboradores diretos, presença em 17 estados e um portfólio consolidado de mais de 40 serviços de sustentabilidade, tendo igualado, no primeiro semestre de 2025, o volume total de projetos de todo o ano de 2024, com projeção de crescimento anual de 40%. A empresa é a segunda certificadora credenciada pelo governo brasileiro, destacando-se em serviços como a certificação Bonsucro, essencial para a indústria da cana-de-açúcar e do etanol, garantindo acesso a mercados internacionais com altos padrões ambientais e sociais. 

O valor da SGS para a sociedade está em possibilitar um mundo melhor, mais seguro e mais interconectado, por meio de práticas sustentáveis, integridade e excelência profissional. Mais informações em: Link  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Tamyres Scholler
[email protected]


Notícias Relacionadas »