Defesa de doutorado apoiada pela IMV do Brasil abre novo caminho para a reprodução suína

Parceria entre universidade e iniciativa privada resulta em inovação científica validada para a suinocultura

Giracom
01/09/2025 17h35 - Atualizado há 17 horas

Defesa de doutorado apoiada pela IMV do Brasil abre novo caminho para a reprodução suína
Divulgação

A IMV do Brasil comemorou a defesa de doutorado da pesquisadora Janine de Camargo, realizada no último dia 19 de agosto, no âmbito do projeto MAI/DAI (Mestrado/Doutorado Acadêmico-Industrial) do CNPq. O estudo, conduzido na Universidade de Passo Fundo, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Zanella (professor pesquisador no programa de Pós-Graduação em BioExperimentação da UPF e consultor da IMV), validou uma solução inovadora para a suinocultura, com impacto direto na qualidade do sêmen suíno, avanços em saúde animal e redução no uso de antibióticos.

O resultado reforça o potencial do Brasil em desenvolver pesquisas de ponta em colaboração com a iniciativa privada, com benefícios concretos para a eficiência e a sustentabilidade da produção animal. Além da defesa, a pesquisa dará origem a um artigo científico submetido a periódico internacional, ampliando a visibilidade global do trabalho e colocando a ciência brasileira em evidência no cenário mundial. “Foi uma jornada desafiadora, mas extremamente gratificante.

A aprovação dessa tese mostra que a união entre ciência, tecnologia e setor privado gera frutos concretos. Ver que esse trabalho pode contribuir com a suinocultura nacional e abrir portas para o mercado internacional é motivo de orgulho e celebração”, afirmou Janine de Camargo.

Na visão da indústria, o marco reforça o valor da estratégia. “Essa defesa de doutorado é a prova de que o MAI/DAI é um instrumento poderoso para acelerar a inovação e gerar impacto real na cadeia produtiva. Estamos muito satisfeitos com os resultados e orgulhosos de apoiar uma pesquisa que coloca o Brasil em posição de destaque na ciência aplicada à reprodução animal na suinocultura”, destacou Pedro Nacib Jorge Neto, diretor técnico-comercial da IMV do Brasil.

Com este resultado, a IMV do Brasil reafirma seu compromisso em investir em P&D local, apoiar talentos acadêmicos e fomentar tecnologias que impulsionem a competitividade e a sustentabilidade da produção animal.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ARTHUR RODRIGO RIBEIRO DE MOURA
[email protected]


FONTE: Giracom
Notícias Relacionadas »