A Guarda Civil Metropolitana (GCM) prendeu nesta segunda-feira (1º) um homem condenado por estupro de vulnerável que estava foragido da Justiça. A captura ocorreu após alerta emitido pelo sistema de monitoramento inteligente Smart Sampa, que identificou o suspeito ao ingressar no Centro de Referência de Dor Crônica, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo.
O detido havia sido condenado a 12 anos de prisão em regime fechado. Ele foi abordado por agentes da GCM no interior da unidade de saúde, sem prejuízo ao atendimento dos pacientes, e conduzido ao 63º Distrito Policial, onde permanece à disposição da Justiça.
Segundo a corporação, essa foi a segunda prisão em menos de uma semana de foragidos por crimes de estupro de vulnerável localizados em equipamentos de saúde da capital. No dia 26 de agosto, outro condenado, de 70 anos, havia sido reconhecido e preso no Hospital Dia Vila Guilherme, na Zona Norte.
Dados da Prefeitura de São Paulo mostram que o programa Smart Sampa já colaborou para a captura de mais de 1,7 mil foragidos desde sua implantação. O sistema integra atualmente 32 mil câmeras em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de ampliar a segurança e o monitoramento de espaços públicos e privados conveniados.