2 de setembro é instituído o Dia dos Empreendedores Gastronômicos em São Paulo
ROBERTA COELHO COMUNICAçãO
01/09/2025 16h00 - Atualizado há 15 horas
Divulgação
São Paulo reconhecida como capital da gastronomia do Brasil, adota a comemoração anual dos empresários de bares, restaurantes, cafeterias, padarias e similares, vitais para a alimentação, lazer e economia da cidade. A capital paulista oficializa o “Dia dos Empreendedores Gastronômicos” em 2 de setembro, conforme estabelecido pela Lei nº 18.259/2025, sancionada em 30 de maio de 2025. A data passa a constar no calendário oficial de eventos do município a partir deste ano, conforme estabelece a inclusão na Lei nº 14.485/2007. A iniciativa proposta pelo vereador Rodrigo Goulart (PSD), teve apoio da Abrasel SP – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de SP, que participou ativamente da articulação para a aprovação da lei.
“A celebração oficial é um reconhecimento merecido à resiliência e criatividade de quem faz da gastronomia um motor de desenvolvimento local”, ressalta Goulart.
O setor que alimenta a economia
A cidade de São Paulo conta com aproximadamente 104 mil estabelecimentos de alimentação fora do lar, com mais de 50 tipos de gastronomia, berço de diversidade com centenas de estilos culinários e milhares de estabelecimentos distribuídos por bairros icônicos, classificados como centros gastronômicos, nas regiões: Itaim Bibi (1.948), Tatuapé (1.127), Pinheiros (1.110), Santana (1.022), Vila Mariana (965), Moema (730), Jardim Paulista (717), Bela Vista (661), Liberdade (456) e Barra Funda (340).
O setor na capital fatura em média R$ 35 bilhões e gera cerca de 606 mil empregos.
A importância da data
A gastronomia ocupa lugar estratégico na economia municipal, impulsiona o emprego, as cadeias produtivas, o turismo e a cultura local. Os empresários do setor enfrentam desafios diários, como carga tributária elevada, insegurança, inflação, alta de insumos e serviços, e a constante falta de mão de obra. A criação do Dia dos Empreendedores Gastronômicos simboliza um gesto de reconhecimento e valorização dos empresários que atuam com dedicação, paixão e criatividade na hospitalidade.
“Reconhecer o empreendedor gastronômico é valorizar quem acorda cedo, fecha tarde, enfrenta desafios diários e ainda consegue criar experiências únicas para os clientes”, afirma Luiz Hirata, presidente da Abrasel São Paulo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBERTA COELHO DE ANDRADE
[email protected]