A Belgo Arames, líder brasileira na fabricação de arames de aço, anuncia seu apoio estratégico à construção da nova sede do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa tem o objetivo de acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o setor, com a doação de materiais de alta performance que contribuirão para uma construção com menor consumo de materiais, melhor desempenho e, consequentemente, menor impacto ambiental.
A nova sede, de 1.200 m², localizada na Escola Politécnica, funcionará como um Living Lab, um espaço demonstrativo de tecnologias avançadas, permitindo testar soluções e produtos em condições reais de uso. O projeto, que reunirá um ecossistema de empresas e academia, é voltado para a redução das emissões de carbono e para impulsionar a produtividade na construção civil.
Para a estrutura do edifício, a Belgo Arames doou uma série de materiais: as cordoalhas CP 190, por exemplo, são as soluções aplicadas na fabricação de lajes alveolares pré-moldadas, que, devido à protensão e seções vazadas longitudinalmente, contribuem para um menor consumo de concreto e maior produtividade. Já as cordoalhas de alta resistência CP 210, reconhecidas por viabilizar ganho de desempenho e economia, estão sendo aplicadas nas vigas para a desmaterialização da estrutura, contribuindo com uma redução direta de 10% no consumo de aço para a protensão.
Além disso, a nova sede incorpora os gabiões eletrosoldados Belgo Easy nas docas de carga e descarga. Preenchidos com resíduos de concreto britado, esses gabiões aliam facilidade e rapidez de execução com alta qualidade, resistência e maior rigidez estrutural, contribuindo para uma captura mais rápida de dióxido de carbono (CO₂).
Atualmente em fase de estudo, as fibras Dramix 4D estão sendo avaliadas como uma solução inovadora para estruturar a laje apoiada em solo, substituindo os reforços convencionais. Essa aplicação promete maior produtividade, redução de emissões de CO₂ e um impacto positivo no projeto.
Segundo Jeferson Rocha, gerente de construção civil da Belgo Arames, investir nesse espaço inovador é contribuir para o futuro da construção civil brasileira. “Este projeto é um marco, pois nos permitirá, em conjunto com a academia, testar e validar tecnologias para reduzir cada vez mais o impacto ambiental do setor”, avalia o executivo.
Como contrapartida da doação, o CICS USP conduzirá um estudo comparativo e monitoramento periódico das aplicações, para avaliar a contribuição de cada produto na redução das emissões de CO₂ ao longo da cadeia de construção e para criar modelos e padrões aplicáveis ao mercado.
O projeto arquitetônico da nova sede foi concebido pelo escritório Aflalo & Gasperini, sob a responsabilidade do arquiteto Roberto Aflalo, e desenvolvido pela Vivá Arquitetura, com previsão de conclusão para dezembro de 2025.
"De linhas arquitetônicas arrojadas, o principal diferencial do projeto está em pensar não só nas tecnologias que serão adotadas durante a construção, mas também na possibilidade de testar novas soluções para avaliar seu desempenho. E a Belgo é uma parceira importante para a realização desse projeto", destaca Vanderley M. John, professor associado da Escola Politécnica da USP e responsável pelo projeto.
Sobre a Belgo Arames
Com 50 anos de história, a Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com expertise e tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Com oito unidades pelo país, sua sede é em Contagem (MG).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINE MELO PEREIRA
[email protected]