Veja como um sistema de gestão pode transformar serviços de delivery

Tecnologia tem ajudado pequenos negócios a se organizarem com eficiência e sem dores de cabeça

MARIA DOS SANTOS
27/08/2025 10h19 - Atualizado há 6 horas

Veja como um sistema de gestão pode transformar serviços de delivery
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Esta é a era das fintechs, da automação e da inteligência artificial — apesar disso, quatro (39%) em cada dez micro, pequenas e médias empresas controlam as próprias finanças manualmente, como nas planilhas e no papel. Os números são do 1º Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil, realizado pela Conta Simples em parceria com a Visa.

O que acontece, então, nos segmentos em que agilidade, organização e controle rigoroso de custos são critérios de sobrevivência? Para o delivery, por exemplo, é um cenário especialmente preocupante.

“Em serviços de entregas, tudo costuma acontecer rápido, os pedidos chegam a toda hora e os entregadores estão sempre em movimento. Gerenciar esses detalhes na mão pode parecer econômico, mas acaba custando caro, gerando falhas e prejuízos que, em muitos casos, passam despercebidos até se tornarem um problema sério”, comenta Vinícius do Valle, coordenador de Marketing da Gaudium.

É por isso que sistemas de gestão automatizados têm ganhado espaço entre empreendedores que precisam de mais controle da operação. No dia a dia das entregas, essas ferramentas permitem acompanhar as corridas em tempo real, configurar valores e taxas por região ou horário, organizar os repasses a entregadores e visualizar dados da operação em um painel centralizado. 

Um exemplo vem da Chamei Chegou, aplicativo de delivery com atuação regional em Divinópolis, Minas Gerais. A empresa enfrentou dificuldades para escalar a operação enquanto ainda dependia de processos manuais.

“Chegou um momento em que eu passava o dia inteiro resolvendo entregas pelo WhatsApp, conectando lojistas a entregadores que estivessem disponíveis. Era tudo muito artesanal e cada entrega podia levar até dez minutos para ser organizada. Percebi que, desse jeito, o negócio não escalava”, comenta Lucas Lopes, fundador do app. A partir dessa experiência, ele decidiu estruturar a operação com a tecnologia Machine, plataforma white label para delivery, da Gaudium, considerando tanto as dores dos restaurantes quanto dos entregadores.

Essa ferramenta facilita o acesso a relatórios que ajudam a entender melhor o dia a dia do negócio. É possível, por exemplo, consultar o volume de entregas realizadas, ganhos da operação, valores pagos a entregadores e o tempo médio de atendimento, além de vários outros. Com esses dados, o gestor identifica padrões e comportamentos, o que contribui para uma administração mais eficiente, mesmo que a análise estratégica ainda dependa da interpretação humana. 

“No delivery, onde o nível de exigência é alto e os prazos são curtos, é a organização nos bastidores que garante a qualidade na ponta. A tecnologia entra justamente para dar ao empreendedor mais visibilidade e controle sobre o próprio negócio, com dados confiáveis e processos estruturados”, finaliza Valle.

 

Sobre a Gaudium

Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Em 2024, foi destacada na lista do Estadão como uma das 100 empresas mais influentes em mobilidade no Brasil. Além da Machine, a empresa é dona do 55content, o principal portal de notícias sobre aplicativos de transporte e aplicativos de entrega do Brasil.

 


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MARIA DAS GRACAS SILVA DOS SANTOS
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