APET realiza 1º Colóquio da Reforma Tributária do Consumo

Evento será em São Paulo, na nova sede da entidade, com participação do advogado tributarista Fabio Pallaretti Calcini entre os debatedores

Verbo Nostro
05/08/2025 10h24 - Atualizado há 1 dia

APET realiza 1º Colóquio da Reforma Tributária do Consumo
divulgação
Ribeirão Preto/SP, 4 de agosto de 2025 - A Associação Paulista de Estudos Tributários (APET) promove, no dia 6 de agosto (quarta-feira), o 1º Colóquio da Reforma Tributária do Consumo, com a participação de especialistas da área tributária — advogados, juristas e professores — e representantes do setor do agronegócio. O objetivo é discutir pontos específicos da Reforma Tributária que impactam diretamente neste segmento estratégico da economia brasileira. O evento marca também a inauguração da nova sede da APET, localizada na Rua Dr. Rafael de Barros, 209 – 2º andar, no bairro Paraíso, em São Paulo (SP). A programação será presencial, com início às 8h30 e encerramento às 17h.

Com o tema central “IBS e CBS na Prática”, o colóquio propõe uma análise aprofundada sobre os dois novos tributos que entram em vigor a partir de 2026: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Entre os destaques da programação está o painel: “Regimes específicos e diferenciados: serviços financeiros (intermediação bancária e ativos virtuais) e agronegócio (alimentos destinados ao consumo humano, insumos, produtor rural e cooperativas)”, que irá abordar os regimes diferenciados previstos na reforma, com foco em dois setores de grande relevância — os serviços financeiros, incluindo intermediação bancária e ativos virtuais, e o agronegócio, com ênfase em alimentos, insumos, papel do produtor rural e das cooperativas.


O advogado tributarista Fabio Pallaretti Calcini, sócio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia, referência nacional no tema, será um dos debatedores do painel e destaca a importância do debate. “O setor do agro recebeu um tratamento diferenciado dentro da Reforma Tributária, e a ideia é esclarecer esses pontos à luz da Lei Complementar 2014, que incorporou a Emenda Constitucional 132, regulamentando o IBS e o CBS”, afirma Calcini.

Doutor em Direito Tributário, professor do IBET e da FGV Direito SP, Calcini também celebra a nova sede da APET. “Trata-se de uma entidade que é referência nacional nos debates sobre tributação. Estar presente neste evento, que ainda presta uma homenagem especial ao advogado Yves Gandra, é uma honra e uma grande satisfação.”

Além de Fabio Calcini, participam do painel a moderadora Carla Tredici, as expositoras Ana Cláudia Utumi e Lina Santin, e o também advogado tributarista Gustavo Brigagão.
Junto com ele, participam do painel a moderadora Carla Tredici, as expositoras Ana Cláudia Utumi e Lina Santin, e o advogado tributarista Gustavo Brigagão. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial da APET: www.apet.org.br.

No Painel 1, será debatida a hipótese de incidência, com foco na abrangência da matéria tributável e na localização do fato gerador do IBS no espaço (destino). Já o Painel 2 tratará da não cumulatividade e extinção da obrigação tributária, discutindo princípios como neutralidade, extensão da não cumulatividade e o sistema split payment. O Painel 3, intitulado “Regimes específicos e diferenciados”, abordará aspectos relacionados aos serviços financeiros (intermediação bancária e ativos virtuais) e ao agronegócio, contemplando alimentos para consumo humano, insumos, produtor rural e cooperativas no agronegócio Por fim, o Painel 4 focará no contencioso administrativo e judicial relacionados à aplicação do IBS e da CBS, evidenciando os desafios práticos dessa nova sistemática tributária.

O colóquio é coordenado pelos tributaristas Marcelo Magalhães Peixoto e Alexandre Evaristo, que assumem a coordenação geral do evento, organizando as discussões e conduzindo a dinâmica dos painéis ao longo do dia.

Sobre Brasil Salomão e Matthes Advocacia
Fundado em 1969, completou 56 anos de atuação em 1º de março de 2025. Nesta longa trajetória consolidou-se como escritório full service. Atualmente, são 11 unidades em funcionamento no Brasil: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Três Lagoas (MS), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT) e a mais recente inaugurada em fevereiro deste ano, em São José do Rio Preto. Está presente em Portugal há seis anos nas cidades de Lisboa e Porto. Reúne profissionais especializados e voltados para o aprimoramento contínuo e para a busca pela excelência no atendimento ao cliente. 

Sites
www.brasilsalomao.com.br e www.brasilsalomao.com.br/portugal/

Redes sociais – Brasil
Facebook - facebook.com/BrasilSalomaoeMatthes
Instagram - instagram.com/brasilsalomaoematthes/
LinkedIn -  linkedin.com/company/brasil-salom-o-e-matthes-advocacia
YouTube - https://www.youtube.com/c/BrasilSalomao_
 
Redes sociais – Portugal
Facebook - facebook.com/brasilsalomaoportugal
Instagram - https://www.instagram.com/brasilsalomaoportugal
LinkedIn - linkedin.com/company/brasil-salom-o-e-matthes-advocacia

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/
Notícias Relacionadas »