Famílias de Leme se preparam para embarque rumo à Coreia do Sul após conquista em campeonato de robótica

Patrocinados por Rafael Oliveira, CEO do Grupo MKR, Luís Miguel e Davi Habiner representarão o Brasil no 12° campeonato mundial de robótica, o IYRC; Com diversas atividades, viagem na Coreia do Sul será do dia 1 a 10 de agosto

Jeniffer Miranda
05/08/2025 15h34 - Atualizado há 3 horas

Famílias de Leme se preparam para embarque rumo à Coreia do Sul após conquista em campeonato de robótica
Grupo MKR
De 1º a 10 de agosto, duas crianças de Leme, interior de São Paulo, irão viver uma experiência internacional inédita. Luís Miguel, de 11 anos, e Davi Habiner, de 9 anos, embarcam para a Coreia do Sul, onde disputarão a final mundial do International Youth Robot Competition (IYRC), o maior campeonato de robótica para crianças e adolescentes. A participação será possível graças ao patrocínio de Rafael Oliveira, CEO do Grupo MKR, holding que reúne marcas como a Maker Robotics e a My Robot.

A viagem é fruto da conquista obtida em uma competição interna realizada em Leme, no dia 13 de abril. Os competidores foram selecionados durante a seletiva nacional do IYRC, olimpíada de robótica que reuniu 15 mil alunos de todo o Brasil, na qual eles passaram por etapas seletivas desde agosto de 2024, incluindo fases municipais, estaduais e nacionais, até chegarem ao campeonato mundial, na cidade de Daejeon, considerada o Vale do Silício da Coreia do Sul. Além de competir, os jovens terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos em robótica, programação, tecnologia e inteligência artificial, além de apresentar um pouco da cultura do Brasil.


O patrocínio cobre integralmente as passagens aéreas, a hospedagem e todas as despesas das atividades previstas na Coreia do Sul. “A ideia é oferecer novas oportunidades para os jovens de Leme”, afirma Rafael Oliveira, que também é natural da cidade. Filho de um trabalhador rural e de uma cabeleireira, ele destaca a importância da educação e da tecnologia como agentes de transformação social.

Para Daniel Habiner, pai de Davi, a conquista é motivo de orgulho. “O Davi se preparou bastante. Ele sempre foi muito focado e vê-lo alcançar essa vitória é gratificante. A viagem será uma oportunidade única, e temos a expectativa de trazer o título para o Brasil e para Leme”, diz. Ele também agradece o apoio da empresa patrocinadora: “Somos muito gratos à MKR por tornar esse sonho possível.”

Franciele Teodoro, mãe de Luís Miguel, compartilha da mesma emoção. “Gostaríamos de agradecer ao Grupo MKR por acreditar e investir nas nossas crianças. A educação é a base de tudo, e ver tanto talento e dedicação sendo reconhecidos é emocionante. Estamos muito felizes por essa oportunidade e ansiosos para essa nova etapa.”

As atividades na Coreia do Sul serão divididas em duas etapas. Nos dias 5 e 6 de agosto, os meninos disputarão a final mundial do campeonato. Já nos dias 8 e 9, participarão de um acampamento tecnológico, com oficinas sobre robótica, programação e inteligência artificial.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAFAEL DE ALMEIDA ROLIM
[email protected]


Notícias Relacionadas »