Compras em conjunto contribuem para uma economia de até 30% na aquisição de produtos hospitalares

Exclusiva para a rede privada de Saúde, a modalidade pode ser realizada por instituições de perfis com o mesmo objetivo de compra

MáRIO FONTES
09/07/2025 16h36 - Atualizado há 5 horas

Compras em conjunto contribuem para uma economia de até 30% na aquisição de produtos hospitalares
Pvproductions/Freepik
Considerado o segundo maior centro de custos da gestão hospitalar, o setor de Suprimentos atua para encontrar o melhor fornecedor - aquele com produtos de qualidade, preços justos, e entrega segura. Para esse fim, contar com o suporte de plataformas online, especialmente para compras em conjunto, resulta em um estoque rotativo e abastecido, promovendo um atendimento de excelência para o usuário.  

Atualmente, há dois perfis de compras em hospitais: a “cauda longa” e a “programada”. Enquanto a primeira modalidade refere-se a aquisições emergenciais e de baixo volume, a segunda contempla compras já previstas (itens essenciais e de utilização recorrente).


“Ambas se enquadram no perfil da ‘compra em conjunto’. Afinal, a única exigência é que a aquisição seja realizada por instituições de saúde privadas e com o objetivo de compra de um produto de mesma marca. Nesse sentido, as vantagens são inúmeras”, explica Michael Almeida, gerente de compras da Apoio. 

Ao cotar e negociar coletivamente, o grupo consegue otimizar a logística, ampliar o poder de negociação e reduzir custos, gerando uma economia de 25 a 30%. Isso abre oportunidades para investir os recursos economizados em outras áreas que também demandam atenção, como o departamento pessoal ou a infraestrutura da organização. 

Além disso, de acordo com o gestor da Apoio, quando a opção de “compra em conjunto” é gerida por tecnologias presentes em plataformas especializadas, os benefícios são ainda maiores. “Com o suporte inteligente, o setor de Suprimentos automatiza cotações, gerencia pedidos, relatórios e preços e, ainda, segue as regras de compliance e governança”, sinaliza. 

Assim, ao implantar plataformas especializadas e optar pelas “compras em grupos”, a instituição de saúde, especialmente o setor de Suprimentos, conquistará uma maior eficiência operacional e reduzirá custos, o que contribui para o principal objetivo do hospital: o de proporcionar o melhor atendimento ao paciente. 

Sobre a Apoio

Com o objetivo de estreitar e dinamizar a conexão entre compradores e fornecedores hospitalares, a Apoio desenvolve soluções digitais pensando no planejamento, compras e logística na saúde. Além de realizar a gestão desses ativos e garantir a transparência e a segurança do processo de compras para os clientes, a organização também fornece uma grande experiência para o fornecedor. A empresa faz parte do Ecossistema MV de transformação digital na saúde. Saiba mais em site.apoiocotacoes.com.br.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mário Fontes
[email protected]


Notícias Relacionadas »