Mulheres representam 32% dos consorciados da Rodobens e impulsionam mercado com maior autonomia financeira

Ascensão feminina reflete mudança no comando dos lares brasileiros e amplia participação nos investimentos

CRISTIAN FRANCISCO BUONO COSTA
20/05/2025 11h25 - Atualizado há 11 horas

Mulheres representam 32% dos consorciados da Rodobens e impulsionam mercado com maior autonomia financeira
Divulgação

A Rodobens, especialista em projetos de vida, tem acompanhado uma transformação significativa no cenário econômico e social: o crescente protagonismo feminino no mercado de consórcios. A ascensão da liderança feminina, refletida pelos dados do Censo 2022, que apontam que 49% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres, está diretamente ligada à busca por soluções financeiras que garantam planejamento e valorização patrimonial. Esse movimento destaca as mulheres como um público cada vez mais relevante e estratégico para o setor.

Em uma pesquisa recente realizada pela Rodobens, foi constatado que 32,19% de seus consorciados são mulheres, evidenciando o crescente interesse desta audiência pela modalidade. O aumento da participação feminina nos consórcios acompanha uma transformação no perfil dos consumidores, especialmente em segmentos estratégicos. No setor de serviços, a adesão feminina já chega a 59,33%, indicando um forte interesse nessa categoria. Nos consórcios de automóveis, 32,49% dos participantes são mulheres, evidenciando o protagonismo delas na decisão de compra de veículos. Já no segmento imobiliário, a participação feminina é de 30,76%, reforçando a busca por segurança patrimonial e investimento a longo prazo. No setor de motocicletas, 29,42% dos consorciados são mulheres, um número relevante que demonstra um mercado em expansão.

Esse fenômeno reflete um perfil predominante de mulheres entre 29 e 57 anos, das classes A, B e C, que buscam alternativas inteligentes de planejamento financeiro para aquisição de bens duráveis.

Além disso, a tendência também é corroborada por uma pesquisa qualitativa realizada pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), que revelou que as mulheres já representam 50% dos participantes de consórcios imobiliários no Brasil. A pesquisa da ABAC também identificou que muitas dessas mulheres, além de se engajarem em discussões sobre consórcios imobiliários, enfrentaram desafios como desistência ou exclusão do sistema, mas continuam buscando soluções para alcançar seus objetivos. A escolha pelos consórcios de imóveis e automóveis reforça o desejo das mulheres de adquirir bens duráveis e de grande valor.

O comportamento das mulheres no mercado de consórcios tem mostrado uma transformação significativa, com um aumento na conscientização sobre o planejamento financeiro e um novo entendimento sobre o poder de consumo. Esse público tem adotado a modalidade de maneira cada vez mais estratégica, visando alcançar tanto objetivos pessoais quanto familiares. “Notamos não apenas uma mudança no poder de consumo das mulheres, mas também um aumento significativo na conscientização sobre planejamento financeiro. Esse público está explorando e utilizando os consórcios de maneira estratégica para alcançar objetivos pessoais e familiares. Nossa missão é continuar apoiando essa jornada com soluções inovadoras e personalizadas”, afirma Sebastião Cirelli, Diretor de Consórcio da Rodobens.

Uma nova narrativa de empoderamento feminino

O crescimento da presença feminina no setor de consórcios reflete um movimento mais amplo no mercado financeiro. Segundo a B3, o número de mulheres investidoras em renda variável aumentou 658% nos últimos cinco anos, atingindo 1,25 milhão em 2023. No Tesouro Direto, a evolução foi de 260%, alcançando 903 mil investidoras.

Outro dado relevante mostra que, nos últimos cinco anos, o valor médio do primeiro investimento feito por mulheres superou o dos homens, chegando a ser 169,3% maior em 2023 – R$ 167 do público feminino ante R$ 62 do masculino. "O protagonismo feminino no cenário atual é essencial para o mercado de consórcios. Nosso compromisso é criar oportunidades que empoderem as mulheres e suas famílias na realização de conquistas duradouras", reforça Cirelli.

Atenta às transformações do mercado, a Rodobens segue investindo em soluções inovadoras para impulsionar a autonomia financeira feminina e apoiar o crescimento desse público no planejamento de seus projetos de vida.

 

Sobre a Rodobens

A Rodobens, especialista em projetos de vida, possui um ecossistema único de distribuição, com amplo portfólio de serviços financeiros: consórcio, seguros, crédito, leasing e locação, suportados por plataforma sinérgica, de rede de concessionárias próprias de automóveis Toyota, Mercedes, Hyundai e veículos comerciais Mercedes-Benz, redes de parceiros e canais digitais. Com sede em São José do Rio Preto, presença em todo o território nacional e mais de 75 anos de atuação, é reconhecida por ter uma sólida cultura de inovação e tradição, ao entregar uma experiência completa aos seus clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Cristian Francisco Buono Costa
[email protected]


Notícias Relacionadas »