As férias escolares são um dos períodos mais desafiadores para muitas famílias, que precisam lidar com uma rotina diferente, crianças em casa o dia todo e, muitas vezes, dificuldades em manter uma alimentação equilibrada. Mas esse também pode ser um ótimo momento para estimular bons hábitos alimentares e aproximar os pequenos da cozinha. Nesse contexto, um alimento simples, acessível e altamente nutritivo se destaca: o ovo. Versátil, prático e cheio de benefícios, ele pode ser um grande aliado das famílias na missão de cuidar da saúde das crianças.
Segundo a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil (IOB), o ovo é um superalimento que contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. “Ele contém nutrientes como vitamina D, essencial para o fortalecimento dos ossos; ferro, que combate a anemia; e colina, importante para a formação da memória e desenvolvimento cerebral. Além disso, oferece vitaminas A, B2, B12, E, K e minerais que reforçam a imunidade e a saúde ocular”, afirma.
A boa notícia é que, além de nutritivo, o ovo é fácil de incluir na rotina das crianças. Durante o recesso escolar, quando há mais tempo para explorar novas receitas e envolver os pequenos no preparo, ele pode aparecer no café da manhã (em forma de ovos mexidos ou cozidos), no almoço (como omeletes recheadas com legumes) ou em lanches rápidos (como muffins salgados e wraps). “Variar o modo de preparo e convidar as crianças para ajudar na cozinha são estratégias que aumentam o interesse e promovem a educação alimentar”, destaca Lúcia.
Educação alimentar começa em casa — e continua na escola
Criar uma relação saudável com a comida começa no ambiente familiar e se estende para a escola. Pais e responsáveis têm um papel essencial, tanto como exemplo de comportamento quanto como incentivadores de escolhas mais equilibradas. “Incluir alimentos nutritivos como o ovo nas refeições e envolver os filhos no planejamento e preparo fortalece o vínculo com a comida e aumenta a consciência sobre escolhas saudáveis”, explica a nutricionista.
Nas escolas, o ovo já é presença constante na merenda em diversas instituições públicas e privadas, com boa aceitação entre os estudantes. Preparações como ovos mexidos, cozidos e omeletes são comuns e contribuem para uma alimentação rica e balanceada. Algumas escolas, inclusive, investem em projetos de educação nutricional, como oficinas de culinária, onde os alunos aprendem, na prática, a importância de alimentos naturais no dia a dia.
Alternativa saudável aos ultraprocessados
Diante do aumento no consumo de alimentos ultraprocessados entre crianças e adolescentes, o ovo surge como uma alternativa prática, saudável e econômica. “Seu perfil proteico é excelente, e sua composição favorece o desenvolvimento saudável das crianças”, reforça Lúcia.
Estudos mostram que dietas baseadas em alimentos in natura, como o ovo, estão associadas à redução de doenças crônicas e melhor qualidade de vida. Uma pesquisa publicada nos Cadernos de Saúde Pública relaciona o consumo excessivo de ultraprocessados a problemas de saúde pública, enquanto outras evidências científicas, como as publicadas no PubMed, reforçam os benefícios de uma alimentação mais natural.
Além disso, o ovo oferece antioxidantes como luteína e zeaxantina, que protegem a visão, e gorduras boas que favorecem o desenvolvimento cerebral e o metabolismo.
Criatividade à mesa estimula a aceitação
Para tornar as refeições mais atrativas, vale soltar a imaginação: ovos em forma de carinhas, omeletes coloridas, panquecas divertidas ou muffins recheados com legumes são formas lúdicas de apresentar o alimento. “Apresentações divertidas ajudam a criar uma relação positiva com a alimentação desde os primeiros anos de vida”, conclui Lúcia.
Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO PEDRO COSTA SANTOS
[email protected]