Brasil tem mais de 1 milhão de casos confirmados de Dengue em 2025
Segundo Patricia Castro Koukidis, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, os infectados devem estimular a hidratação oral e realizar repouso durante o tratamento;
DEIWERSON DAMASCENO
30/04/2025 16h24 - Atualizado há 1 dia
Divulgação
Segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, desde 1º de janeiro de 2025, o Brasil já contabilizou 1.010.833 casos prováveis de Dengue. O número de mortes confirmadas pela doença chegou a 668, enquanto outras 724 estão sob investigação.
A taxa de incidência atual é de 475,5 casos para cada 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul ocupa a 9ª colocação, com 26.632 casos prováveis registrados. A liderança segue com o estado de São Paulo, que possui atualmente 585.902 casos prováveis da doença. No estado gaúcho, ainda de acordo com o Painel de Casos da Dengue, do Governo Estadual, já foram contabilizadas 37.516 notificações da doença, sendo 8.060 casos confirmados e 5 mortes.
Segundo Patrícia Castro Koukidis, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, os cuidados precisam ser permanentes, sobretudo diante de feriados prolongados, em que as pessoas tendem a relaxarem e, por consequência, se descuidarem.
“O atual momento contribui muito para a proliferação, haja vista que a dengue é transmitida pela picada de mosquitos do gênero Aedes, principalmente Aedes aegypti. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada e, posteriormente, pode transmiti-lo a outras pessoas”, alerta.
Diante disso, Patrícia ressalta que diagnóstico, tratamento e estratégias de prevenção são essenciais para o manejo eficaz da infecção. "A dengue causa sintomas como febre alta, dores musculares, dores de cabeça, erupções cutâneas e fadiga. É essencial educar as pessoas sobre o tema, de forma que se sintam incentivadas a procurar assistência médica imediata a partir do momento em que apresentarem os sintomas, adotando medidas preventivas, garantindo o diagnóstico e tratamento da doença adequado, pois esses mesmos sintomas se assemelham com outros problemas”, alerta.
De acordo com a especialista, os principais sintomas da dengue podem variar de leves a graves, e incluem: - Febre alta
- Dor de cabeça intensa
- Dor atrás dos olhos
- Dores musculares e nas articulações
- Manchas vermelhas na pele (exantema)
- Náuseas e vômitos
- Fadiga e cansaço excessivo
- Sangramentos (em casos graves)
De acordo com o próprio Ministério da Saúde, em casos de infecção, o tratamento deve ser baseado principalmente na reposição de líquidos. Entre as principais dicas de cuidados: - Repouso;Ingestão de líquidos;
- Não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme;
- Retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica.
Por fim, Patrícia dá algumas dicas para evitar a proliferação do mosquito e evitar a doença. Confira: - Elimine água parada: Verificar se não há nenhum objeto que possa acumular água, como pneus, vasos de plantas, caixas d'água, cisternas, poças de água de chuva, canaletas, latas, bandejas de ar-condicionado, garrafas, baldes, entre outros, além de manter as calhas limpas e sem obstruções e verificando se não há vazamentos de água;
- Instale telas de proteção: Instale telas nas janelas e portas para impedir a entrada do mosquito da dengue em sua casa;
- Mantenha a piscina limpa: A piscina é um local comum para o acúmulo de água parada;
- Certifique-se de manter a água limpa e tratada com produtos químicos adequados;
- Cooperar com as campanhas de prevenção: Participar de campanhas de prevenção promovidas pelo governo e por organizações locais é uma forma de ajudar a prevenir a proliferação do mosquito da dengue em sua comunidade.
Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.
Assessoria de imprensa - Anhanguera Deiwerson Damasceno e Carolina Pinho [email protected] e [email protected](11) 98455-3620 e (11) 99241-7657 Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEIWERSON DAMASCENO DOS SANTOS
[email protected]