Com partidas dinâmicas em quadras cercadas por vidro, que combinam elementos do tênis e do squash, o padel se consolidou como um dos esportes que mais crescem no país e atraiu a atenção até mesmo de craques do futebol, como Cristiano Ronaldo, Neymar e Ronaldo Fenômeno. Apesar de ter chegado por aqui nos anos 1990, a modalidade vive atualmente sua fase de maior expansão, com a abertura de novas quadras, surgimento de clubes especializados e aumento no número de praticantes em todas as regiões. De janeiro a junho, já foram realizados mais de 40 torneios no país, inclusive o mais recente deles foi a America Padel Cup, primeiro grande evento internacional de padel no Rio de Janeiro, realizado no fim de junho, envolvendo as seleções brasileira e dos Estados Unidos.
Segundo a Confederação Brasileira de Padel (Cobrapa), o país já ultrapassa 600 mil praticantes do esporte, com crescimento médio de 15% a 20% ao ano, e possui mais de 2 mil quadras em funcionamento em 16 estados, a maioria delas na região Sul. Santa Catarina desponta como um dos polos da modalidade, com estrutura moderna, atletas de destaque – com nomes que estão no topo do ranking nacional e novos talentos – e torneios que movimentam o calendário esportivo, do litoral ao oeste do estado. Conforme a Cobrapal, SC conta com aproximadamente 350 quadras e cerca de 90 mil atletas praticantes da modalidade.
Entre os principais nomes que colocam o estado no centro do padel brasileiro está o atleta Lucas Cunha, de 33 anos. Natural de Porto Alegre e morando em Itajaí desde 2021, ele começou no esporte aos 10 anos e se profissionalizou aos 19. Desde 2023, ocupa o topo do ranking nacional e representa a seleção brasileira em competições internacionais. “A profissionalização e crescimento do esporte só é possível quando se tem apoio. Dessa forma, o atleta consegue desempenhar o seu melhor em quadra e também, em consequência disso, mais pessoas começam a olhar os torneios e a jogar, mais crianças se interessam pela prática e isso faz com que o esporte cresça na dimensão que já está no Brasil hoje em dia. Sem dúvida essa profissionalização do esporte tem tudo a ver com grandes marcas, com grandes apoiadores que se importam com o bem-estar das pessoas”, afirma Lucas, que acumula diversos títulos, em especial no circuito nacional Brasil Padel Tour, e é patrocinado pela CK, uma das principais construtoras de Santa Catarina.
Outro destaque catarinense, que também é apoiado pela CK, é o jovem Frederico De Marco Rigon, de apenas 15 anos, natural de Chapecó e que reside em Balneário Camboriú. Ele começou a praticar o esporte há cerca de três anos e já acumula conquistas relevantes, como o bicampeonato brasileiro nas categorias Sub-12 e Sub-14 e o 3º lugar no Campeonato Pan-Americano Sub-14 de 2024. Fredinho, como é chamado, compete na segunda categoria do esporte e começou a trilhar os primeiros passos no profissional. “Ter pessoas me apoiando faz eu acreditar ainda mais no meu potencial e faz com que eu consiga alcançar muitos lugares”, comenta Frederico, que enxerga no esporte uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Uma das principais apoiadoras do padel em Santa Catarina, a Construtora CK vai além do patrocínio aos atletas: a marca se envolve no dia a dia do esporte e também auxilia na promoção de torneios. O próprio diretor da empresa, Charles Kan, é praticante assíduo de padel e acredita no impacto social do esporte. “Investir no padel é uma forma de contribuir com a formação de atletas e também com o futuro do esporte no país. Apoiar jovens como o Frederico e profissionais como o Lucas é acreditar que o esporte transforma vidas e cria oportunidades reais”, afirma.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS PETTER BRASIL
[email protected]