A Prefeitura de São Paulo realiza nesta sexta-feira (1º) uma nova edição do Dia D de Vacinação, com foco na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. A iniciativa acontece das 7h às 19h em todas as unidades da Rede Municipal Especializada em IST/Aids, como os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e os Serviços de Atenção Especializada (SAEs). Haverá também vacinação em unidade itinerante no Largo do Arouche, das 17h às 22h.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e oferece gratuitamente vacinas contra hepatite A e HPV. O público-alvo inclui pessoas vivendo com HIV, usuários da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV e homens que fazem sexo com homens (HSH). Não é necessário agendamento: o atendimento será por ordem de chegada.
Para a hepatite A, a vacinação é oferecida a todos os grupos prioritários independentemente da idade. Já a vacina contra o HPV será disponibilizada para pessoas com idade entre 15 e 45 anos que estejam vivendo com HIV ou façam uso de PrEP, como forma de prevenção a lesões e cânceres anogenitais.
A medida faz parte da estratégia de prevenção combinada, que alia diferentes ações para conter a transmissão do HIV e outras ISTs, reforçando o cuidado integral com a saúde da população mais vulnerável. A campanha também busca facilitar o acesso à imunização e estimular a atualização da carteira vacinal.
Quem for se vacinar deve levar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação. Para aqueles que não puderem comparecer no Dia D, as vacinas continuam disponíveis nos SAEs durante a semana. Os endereços das unidades participantes estão listados no site da Secretaria Municipal da Saúde.