Fascite plantar: como não sentir dor nos primeiros passos do dia?
CAMILA CREPALDI | COGNA EDUCAçãO
30/07/2025 13h37 - Atualizado há 14 horas
Freepik
Fascite plantar: como não sentir dor nos primeiros passos do dia?
Acordar com dor intensa na sola do pé, principalmente ao dar os primeiros passos do dia, pode ser mais do que um incômodo passageiro. Esse é um dos principais sinais da fascite plantar ou no popular, confundido com esporão calcâneo, uma inflamação que afeta a fáscia, tecido que liga o calcanhar aos dedos, e que tem se tornado cada vez mais comum, especialmente entre adultos ativos, idosos e pessoas com sobrepeso.
Realizado por um ortopedista, o diagnóstico é baseado no histórico do paciente e resultados de exames físicos, geralmente feito mediante avaliação clínica. Exames de imagem como ultrassonografia ou ressonância magnética podem ser solicitados para descartar outras condições, como síndromes compressivas ou osteoartrites. Já o tratamento, costuma ser conservador, de acordo com o especialista, e inclui: -
Repouso e redução da atividade física de impacto
-
Alongamentos da fáscia plantar e da panturrilha (cadeia posterior), em especial antes de levantar-se pela manhã;
-
Uso de palmilhas ortopédicas ou calçados com bom amortecimento e pouco flexível;
-
Aplicação de compressa morna na região dolorida;
-
Fisioterapia com técnicas de liberação miofascial, fortalecimento muscular e principalmente alongamento;
-
Medicamentos anti-inflamatórios em casos mais agudos;
-
Terapia por ondas de choque.
Segundo o ortopedista e coordenador do curso de Medicina da Faculdade Anhanguera, Dr. Carlos Eduardo de Castro, a fascite plantar é uma das causas mais frequentes de dor no calcanhar. “A fáscia plantar funciona como uma espécie de amortecedor do retropé. Quando ela sofre mecanismos de encurtamento e é sobrecarregada por excesso de peso, marcha inadequada ou uso de calçados ruins, pode inflamar e causar dores persistentes, que pioram pela manhã ou após longos períodos em pé”, explica. O médico completa destacando a urgência no início do tratamento. “A grande maioria dos pacientes melhoram com medidas simples e sem necessidade de cirurgia. Mas, quanto antes iniciar o tratamento, menores são as chances da dor se tornar crônica”.
Principais causas da fascite plantar:
-
Uso prolongado de calçados sem suporte adequado (como chinelos e sapatos baixos)
-
Obesidade ou ganho de peso rápido
-
Pé plano (chato) ou pé cavo (com arco muito alto)
-
Corridas ou caminhadas excessivas em pisos duros
-
Envelhecimento, que diminui a flexibilidade dos tecidos
-
E principalmente ausência de alongamento da cadeia posterior.
Entre os sintomas, o médico salienta a sensação de pontada ou queimação na sola do pé, além da rigidez matinal que melhora com o passar das horas. “A dor tende a diminuir ao longo do dia, mas pode piorar após atividades físicas de impacto ou uso prolongado do retropé”, complementa o Dr. Eduardo de Castro.
Como prevenir?
-
Evite andar descalço em pisos duros por longos períodos
-
Escolha calçados com bom suporte para o arco do pé
-
Mantenha o peso corporal adequado
-
Alongue os pés e pernas diariamente, especialmente antes e após atividades físicas
Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.
Camila Crepaldi - [email protected] / (11) 99577-9020
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA SOUZA DE AZEVEDO
[email protected]