Seguro especializado: Dia do Motociclista reforça importância da proteção
Data convida à reflexão sobre segurança e responsabilidade no trânsito.
B36 ASSESSORIA
30/07/2025 10h58 - Atualizado há 19 horas
Freepik
O Brasil celebrou o Dia Nacional e Internacional do Motociclista, dia 27, uma data que convida à reflexão sobre segurança e responsabilidade no trânsito. Com mais de 40 milhões de brasileiros habilitados a pilotar motocicletas, conforme aponta a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o dado mostra o quanto esse meio de transporte faz parte do dia a dia, seja como ferramenta de trabalho ou escolha de mobilidade.
Em estados como Alagoas, por exemplo, o número de motocicletas quase dobrou entre 2016 e 2025, segundo levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Mas, com esse crescimento, também vêm responsabilidades e riscos.
Apesar de dados positivos, como a queda de 15% nas mortes em vias urbanas envolvendo motociclistas no primeiro semestre deste ano (comparado ao mesmo período de 2024, segundo o Detran-DF), os acidentes em rodovias distritais e federais seguem em alta. Somente nas BRs, o aumento foi de 85%.
O governo federal estabeleceu recentemente a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, que sempre inclui o Dia do Motociclista no calendário oficial. A proposta é promover ações educativas, reforçar o uso de equipamentos de segurança e estimular a pilotagem defensiva.
Necessidade de conscientização Segundo sócio acionista da Pansera, Rogério Pansera, a conscientização sobre o seguro para motos ainda é um desafio no Brasil:
"Muitos motociclistas desconhecem as opções disponíveis e acreditam que o seguro é inacessível. Mas hoje há produtos específicos e acessíveis para diferentes perfis, incluindo entregadores, autônomos e quem usa a moto apenas como meio de transporte diário."
A Pansera Seguros, com ampla experiência no mercado, atua com soluções sob medida que consideram os riscos reais da pilotagem no Brasil. A corretora oferece seguros que cobrem desde roubo, furto e colisões até opções com assistência 24h, cobertura para danos a terceiros e invalidez por acidente. Para Rogério, é essencial quebrar o tabu de que seguro de moto é burocrático ou caro: "Temos soluções que cabem no bolso e fazem a diferença no momento de uma emergência. O seguro é um investimento em tranquilidade, não apenas um custo."
Além disso, a Pansera reforça a importância de contratar seguros com o apoio de uma corretora especializada, que oriente o motociclista sobre as cláusulas da apólice, ajude a escolher a cobertura ideal e atue com agilidade em caso de sinistro.
Segurança, informação e escolha consciente A data é simbólica, mas o cuidado deve ser diário. O crescimento do uso da motocicleta no Brasil é acompanhado por desafios como infraestrutura urbana precária, imprudência no trânsito e falta de acesso à informação sobre proteção veicular.
Nesse contexto, o seguro se torna um aliado essencial, não apenas para proteger o patrimônio, mas principalmente para garantir suporte ao motociclista em momentos de vulnerabilidade.
"Nossa missão é levar informação clara e soluções reais para quem vive sobre duas rodas. O Dia do Motociclista é um lembrete de que pilotar com responsabilidade é um ato de cuidado consigo e com os outros", finaliza Rogério.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JÚLIA SIDON SENNA CARVALHO
[email protected]