Inflação pesa no bolso e brasileiros reduzem em mais de 5% consumo fora do lar, aponta IFB

Com alta no ticket médio, mas queda nas transações, recuperação segue lenta

NB PRESS
14/04/2025 17h15 - Atualizado há 1 dia

Inflação pesa no bolso e brasileiros reduzem em mais de 5% consumo fora do lar, aponta IFB
Pixabay

O Instituto Foodservice Brasil (IFB) divulga os resultados do Índice de Desempenho do Food Service (IDF) referentes a fevereiro de 2025. Os dados apontam que embora o IDF tenha registrado uma alta de 1,4%, quando descontada a inflação, medida pelo IPCA, há uma queda de 5,3% no IDF real. 

Vale ressaltar que, no mês avaliado, fatores de calendário influenciaram os resultados, como a presença de um dia a menos de venda em comparação a 2024, devido ao ano bissexto, e a mudança do Carnaval para março de 2025, enquanto no ano anterior ocorreu em fevereiro. O fechamento do primeiro trimestre de 2025, que será divulgado em abril, trará uma percepção mais clara do crescimento do setor, excluindo os efeitos da sazonalidade. 

Os dados também apontam para um cenário desigual de consumo no país. O Norte e o Centro-Oeste lideraram os ganhos, com altas de 7,3% e 7,0%, respectivamente. Já o Nordeste apresentou um crescimento modesto de 3,7%, enquanto o Sudeste teve queda de 0,9%. A comparação das mesmas lojas indicou um recuo de 0,5% em fevereiro, revelando dificuldades na manutenção do volume de vendas nos estabelecimentos existentes. No acumulado de janeiro e fevereiro de 2025, o crescimento nominal do setor foi de 3,8%, enquanto o real ficou em 1,9%. 

 

“O setor de food service segue demonstrando resiliência, mas o impacto da inflação e a redução no volume de transações indicam que os desafios ainda não foram superados. Precisamos de estratégias inovadoras e maior eficiência operacional para garantir uma retomada sustentável.” destaca Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB. 

Delivery em alta 

O canal de delivery representou 22,7% do total das vendas em fevereiro, um leve aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto os centros comerciais (shoppings, supermercados, aeroportos) tiveram um crescimento de 7,3%, as lojas de rua avançaram 3,9%, mostrando menor dinamismo neste segmento. O setor registrou um aumento de 1,7% no número de estabelecimentos na comparação anual.  

Foram abertas 19 lojas em fevereiro (7 em centros comerciais e 12 de rua), mas houve 40 fechamentos no mesmo período, reforçando o cenário desafiador. O ticket médio subiu 5,94% no período, atingindo R$ 45,60 em fevereiro de 2025, um reflexo da inflação e do ajuste de preços no setor. A inflação anual do setor ficou em 5,9%, e o número total de transações sofreu queda de -3,1%, um indicativo de menor frequência de consumo. 

“Os empresários precisam estar atentos às mudanças no comportamento do consumidor e focar em otimização e digitalização para manter a competitividade. A inovação será o diferencial para quem deseja crescer em um mercado cada vez mais desafiador”, completa Devisate. 

Os dados do IDF de fevereiro de 2025 reforçam que, embora o setor tenha registrado crescimento nominal, a inflação e a queda no volume de transações continuam sendo desafios significativos. A necessidade de adaptação a novas dinâmicas de consumo, otimização operacional e inovação nos canais de venda seguirá sendo determinante para a recuperação do setor. 

Sobre o Instituto Foodservice Brasil   

Fundado em 2013, o Instituto Foodservice Brasil (IFB) é um ecossistema que representa a união da cadeia de valor, com fabricantes, prestadores de serviços e operadores de estabelecimentos que, juntos, buscam soluções para temas que impactam o mercado de alimentação fora do lar e o consumidor, por meio de fornecimento de dados de mercado e do desenvolvimento de inteligência, tecnologia | inovação, ESG e iniciativas ligadas a relações governamentais, institucionais e jurídicas.   

 

Informações à imprensa 

NB Press Comunicação   

Tel.: 55 11 94326-8746   

E-mail: [email protected] 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
[email protected]


Notícias Relacionadas »