Jovens da Fundação CASA Guarujá exploram mundo da arte na Pinacoteca de São Paulo

Visita à exposição "Caipiras: das derrubadas à saudade" promove reflexões sobre identidade e cultura paulista

MATHEUS VINICIUS
26/02/2025 12h38 - Atualizado há 3 horas
Jovens da Fundação CASA Guarujá exploram mundo da arte na Pinacoteca de São Paulo
Divulgação/FCASA
Três jovens da Fundação CASA Guarujá tiveram a oportunidade de explorar o mundo da arte na Pinacoteca de São Paulo, onde conheceram uma rica coleção de obras, com destaque para a exposição "Caipiras: das derrubadas à saudade". Localizada no edifício Pina Luz, a mostra convida o público a refletir sobre a construção da identidade caipira a partir do emblemático trabalho de Almeida Júnior. A atividade aconteceu no dia 14 de fevereiro.

Durante a visita, os jovens percorreram diversas salas expositivas que abordam a figura do caipira, um tipo social fundamental na história paulista. A exposição revela as complexidades da representação do homem do campo e sua relação com o ambiente, por meio de obras que evocam a nostalgia, como a icônica pintura “Saudade”, de Almeida Júnior.

"Essa experiência é fundamental para que nossos jovens compreendam a relação entre arte e identidade cultural. Por meio dela, eles podem se conectar com suas raízes e expandir suas perspectivas sobre o mundo", destacou o diretor do CASA Guarujá, Alexander Pestana Vicente.

Além da mostra, os jovens exploraram a arquitetura histórica da Pinacoteca e participaram de dinâmicas educativas que estimularam reflexões e novas formas de interação com a arte.

"Estamos comprometidos em proporcionar experiências que enriqueçam a formação cultural dos nossos jovens", afirmou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto. "Ver o entusiasmo deles ao se engajar com a arte é gratificante e essencial para o seu desenvolvimento", completou.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
 
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
[email protected]


Notícias Relacionadas »