Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo firmam parceria para habitação social no Campo Belo com recursos da Operação Urbana Água Espraiada
Recursos do município iram custear, no mínimo, 463 unidades para atender famílias de baixa renda impactadas por intervenções previstas pelo plano urbanístico
EVERTON CALíCIO
26/02/2025 10h02 - Atualizado há 6 horas
SMUL
Nesta segunda-feira (24), o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo celebraram um convênio para viabilizar a construção de um empreendimento de habitação social no bairro Campo Belo, na zona sul da capital. A iniciativa beneficiará, no mínimo, 463 famílias de baixa renda, com ganhos de até três salários-mínimos, impactadas por obras previstas na Operação Urbana Consorciada Água Espraiada (OUCAE). A parceria envolve a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), a São Paulo Urbanismo e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, destacou que o convênio firmado estreita ainda mais os laços e parcerias existentes entre as gestões estadual e municipal: “Nossa ideia é fazer uma reestruturação total da Avenida Roberto Marinho. Para isso, precisamos atender essas pessoas que estão no auxílio-aluguel e que foram retiradas anteriormente pela Prefeitura. Esse empreendimento, então, consolidará ainda mais a parceria existente entre Governo do Estado e Município de São Paulo, levando pessoas que estão momentaneamente no auxílio-aluguel para o empreendimento definitivo e permitindo abrir outras frentes de remoção de famílias ao longo da Avenida Roberto Marinho”, explicou.
Bete França, secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, também reforçou a relevância dessa parceria entre a Prefeitura e o Estado para garantir o atendimento habitacional definitivo às famílias beneficiadas. “Estamos aqui assinando um convênio importante com o Governo do Estado, para beneficiar pessoas que buscam habitação de interesse social. Nesse convênio, a CDHU vai construir 463 unidades e a Prefeitura, no âmbito da Operação Urbana Água Espraiada, está comprando essas unidades para atender mais rapidamente as famílias que estão em auxílio aluguel. Quero, então, agradecer aqui o apoio do Governo do Estado, que é muito importante para agilizar esse atendimento habitacional”, disse.
Na prática, a SMUL e a SP Urbanismo, por meio da parceria firmada, repassarão recursos do fundo especial da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada (OUCAE) à CDHU para a realização desses atendimentos habitacionais no conjunto da companhia estadual “Campo Belo A/B”, na Zona Sul da capital. A previsão de repasses é de R$ 116,6 milhões (data-base julho/2024).
O empreendimento terá, ao todo, 590 unidades habitacionais, distribuídas em quatro condomínios. Dessas, até 127 unidades serão destinadas a demandas assumidas anteriormente pela CDHU. Todas as demais serão edificadas com o apoio dos recursos da OUCAE.
Cada edifício possuirá 18 pavimentos, com dois elevadores, e contemplará 148 apartamentos, sendo oito por andar, com exceção do Condomínio 1, que terá 146 apartamentos. Todas as unidades possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda.
Operação Urbana Consorciada Água Espraiada A Operação Urbana Consorciada Água Espraiada (leis 13.260/2001, 15.416/2011, 16.975/2018 e 18.174/2024) surgiu em 2001 com o objetivo de requalificar a região das Avenidas Chucri Zaidan e Jornalista Roberto Marinho, parte da Marginal Pinheiros e a área ao longo do córrego Jabaquaram. Até o momento, mais de 1,8 mil unidades habitacionais foram entregues. Os conjuntos Gutemberg, Jardim Edite I e II, Corruíras, Estevão Baião e o Residencial Pérola Byington são exemplos de realizações para a cidade.
Também são resultados da OUCAE importantes obras viárias na região como a Ponte Octávio Frias de Oliveira, mais conhecida como Estaiada, o Viaduto Dr. Lino de Moraes Leme e os prolongamentos das Avenidas Jornalista Roberto Marinho (Via Parque) e Chucri Zaidan. A Operação Urbana atua ainda para melhorar as condições de drenagem ao canalizar os córregos Pinheirinho e trecho do Água Espraiada. Para ampliar o acesso a áreas verdes, foram entregues o Parque Chuvisco e a Área de Lazer Pedro Bueno.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Everton Calicio
[email protected]