Prefeitura inaugura novo Centro de Reabilitação com foco em crianças autistas na Zona Sul

CER Girassol, no Campo Limpo, oferecerá atendimento multidisciplinar e cerca de 3.200 procedimentos mensais, reforçando a inclusão e reabilitação de pessoas com deficiência na capital.

Redação - Itaquera em Notícias
26/02/2025 16h00 - Atualizado há 4 horas
Prefeitura inaugura novo Centro de Reabilitação com foco em crianças autistas na Zona Sul
Divulgação / Prefeitura de São Paulo
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou o 35º Centro Especializado em Reabilitação (CER) da capital, localizado no Campo Limpo, focado na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. O CER Girassol oferece atendimento multidisciplinar, incluindo neuropediatras e psicólogos, com cerca de 3.200 procedimentos mensais. A unidade, que custa R$ 773 mil mensais, tem acessibilidade e dispõe de consultórios, salas de reabilitação e sanitários adaptados. Famílias celebram a melhoria na qualidade dos serviços, que concentram todas as terapias em um só local, e a Prefeitura planeja inaugurar um Centro TEA em breve.

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta quarta-feira (26), no Campo Limpo, Zona Sul, o 35° Centro Especializado em Reabilitação (CER) da capital. O CER tipo II Girassol tem foco na inclusão e reabilitação de pessoas com deficiência, especialmente crianças com transtorno do espectro autista, oferecendo atendimento multidisciplinar e cerca de 3.200 procedimentos mensais.

Segundo Nunes, parte dos recursos veio do Conselho Participativo da região. A unidade conta com neuropediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e outros especialistas, além de um Plano Terapêutico Singular (PTS) para acompanhamento individualizado. Também dispõe da Estratégia Acompanhante de Saúde da Pessoa com Deficiência, auxiliando pacientes em atividades diárias e inclusão social.

Com 384 m², o CER Girassol possui consultórios médicos e de enfermagem, salas de reabilitação e convivência, elevador e sanitários adaptados. Gerenciado pela OSS Cejam, funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, com um custeio mensal de R$ 773 mil. Desde 2023, a Prefeitura entregou três novos CERs e reformou outros dois.

Para familiares e pacientes, o novo equipamento representa um avanço na acessibilidade e qualidade dos serviços. “Vai ficar muito melhor ter todas as terapias em um só lugar”, celebrou Marinez Lourenço Cruz, mãe de um jovem autista. A Prefeitura também prevê inaugurar, em breve, o primeiro Centro TEA da cidade.


FONTE: Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »