MBA de Gestão em Inovação da Saúde prepara profissionais da aérea

A pandemia da Covid-19 inspirou maior confiança na ciência e alavancou investimentos em pesquisa e inovação e revelou a necessidade de treinar profissionais de diferentes setores para atuar em projetos inovadores na saúde

MARCUS VINíCIUS DE ARAUJO
26/02/2025 15h27 - Atualizado há 3 horas
MBA de Gestão em Inovação da Saúde prepara profissionais da aérea
Divulgação-MVA Comunic
São Paulo, fevereiro de 2025 - O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), o InovaHC e o Instituto Butantan anunciam nova turma do MBA de Gestão da Inovação em Saúde, único no país, direcionado aos profissionais de saúde e públicos interessados em inovação. A parceria entre o HCX Fmusp, o InovaHC e o Instituto Butantan, responsáveis pelo MBA, ocorre após a experiência bem-sucedida do projeto piloto lançado no ano passado. A nova edição do curso, no sistema EAD este ano, permitirá abrangência nacional e deverá ter início a partir de março de 2025. 
A novidade desta edição é que o curso fará parte do Projeto Distrito de Inovação que integra o sistema de inovação desenvolvido por diversos órgãos governamentais do Estado de São Paulo, como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Universidade de São Paulo (USP), Instituto Butantan, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Prefeitura do Município de São Paulo.   
De acordo com a professora Dra. Linda Bernardes, responsável pelo Laboratório de Empreendedorismo e Inovação em Saúde da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e coordenadora acadêmica do MBA de Gestão da Inovação em Saúde do HCX, o Distrito de Inovação reúne todo o ecossistema de inovação do Estado e o convênio entre Butantan e o HC-FMUSP é fundamental para capacitar os empreendedores em busca de novos negócios.
Para o Instituto Butantan, a parceria entre as duas instituições gera ganhos importantes por atingir públicos diversificados, desde os profissionais médicos, especialistas em pesquisa, biotecnologia, engenharia de processo, ensaios clínicos, entre outros. A professora Dra Ana Marisa Chudzinski Tavassi, diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Instituto Butantan, afirma que “a inclusão da Escola Superior do Butantan no curso de MBA de Gestão da Inovação em Saúde contribuirá efetivamente para a formação de recursos humanos, aproximando a geração do conhecimento em todas as etapas, desde científicas e técnicas até regulatórias, para tornar realidade um produto e o mundo dos negócios”.
A consolidação da parceria entre a Escola Superior do Instituto Butantan e o HCX da Fmusp possibilita a perspectiva real de oferecer um MBA que contempla uma grade de temas,  coordenados por pesquisadores do Instituto Butantan e por  profissionais do HC, cujas expertises em processos inovativos são seus grandes diferenciais e que, portanto,  dividirão com os alunos,  suas experiências reais, e caminhos já percorridos, encurtando assim passos do desafio da inovação, acrescenta o Dr Roger Chammas, professor titular de Oncologia da USP e diretor do Centro de Pesquisa Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Para ele, é urgente preparar e treinar as novas gerações de pessoas que trabalharão no âmbito do Distrito de Inovação.
Além disso, o curso conta com a participação de especialistas de instituições renomadas, como InCor, Fiocruz (Bio Manguinhos), Roche, Bionovis, Moderna, OuroFino Saúde Animal, Pfizer Brasil, Sanofi, Adium, Novartis, ABIQUIFI, BCRI, IQVIA, Natura, Officina Cosmética, Grupo Fleury, Universidade do Sul da Califórnia (EUA), Universidade Johns Hopkins, Instituto Europeu de Design e o escritório Remer Villaça & Nogueira, especializado em transferência de tecnologia entre universidades e empresa, entre outros. Essa colaboração proporciona aos alunos uma visão prática e aprofundada sobre toda a cadeia de inovação em saúde, encurtando caminhos e facilitando a transformação de ideias inovadoras em soluções concretas para o mercado.
Financiamento à pesquisa exige formação anterior
O MBA de Gestão da Inovação em Saúde do HCX e Butantan é voltado para empresários, executivos, gestores, líderes e pesquisadores que atuam ou desejam atuar nas definições estratégicas de inovação em incubadoras, aceleradoras, empresas, governo e startups, ou para investidores ou profissionais com atuação na área da saúde e/ou bem-estar e qualidade de vida.
Chammas ressalta que para obter recursos para projetos vinculados ao PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) da FAPESP, por exemplo, o candidato precisa comprovar uma formação anterior em inovação e o MBA o credencia a solicitar recursos para financiar sua pesquisa
A professora Linda Bernardes explica que “os alunos, além de terem toda a formação para o empreendedorismo na área da saúde, também são capacitados para desenvolver uma startup e captar recursos junto ao PIPE-FAPESP ou qualquer outro tipo de financiamento de fomento à pesquisa. Participam ainda de oficinas sobre busca e redação de patentes, negociação e transferência de tecnologia, aspectos regulatórios (ANVISA), jornada do paciente, liderança, saúde digital, design thinking, modelos de negócios etc.
Além de estimular o aluno a se tornar um agente transformador, o curso contribui para fazer com que ele se torne realmente uma liderança e promova transformações, buscando melhorias no ambiente onde atua, seja na gestão hospitalar, nos processos de atendimento ao paciente, nas unidades de saúde, no Sistema Único de Saúde, nas empresas, na academia.
A Dra Ana Marisa Chudzinski-Tavassi pontua que o treinamento prático em oficinas do MBA como utilizar diversas ferramentas de gestão, bem como elaborar projetos que visam buscar investimentos e inovar, torna os alunos habilitados e diferenciados para gerir setores variados bem como para propagar a cultura da inovação.
Maiores informações no site do HCX Fmusp:
https://hcxfmusp.org.br/portal/online/curso/especializacao-em-gestao-da-inovacao-em-saude-ead/
Sobre o HCX
O HCX Fmusp é o centro educacional que reúne e faz a gestão do conhecimento do complexo HCFMUSP. Representa uma nova era no ensino em saúde e está amparado nas inúmeras conquistas em seus mais de 15 anos de história. Desde sua fundação, o HCX qualificou mais de 650 mil profissionais de saúde nos mais de 350 cursos que oferece. São formações EAD, pós-graduações, treinamentos de simulação e programas médicos e multiprofissionais reconhecidos no Brasil e no exterior.
HCX – HCFMUSP- Assessoria de Imprensa
Beth Alves / F: (11) 99614-1890 /[email protected]
Marcus Vinicius de Araujo / (11) 97054-6133/ [email protected]


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCOS VINICIUS ARAUJO
[email protected]


FONTE: Marcos Vinicius Araujo
Notícias Relacionadas »