Aumento no número de crianças e adolescentes com diagnóstico de miopia faz rede de franquias investir em campanha de doações de óculos

Instituto Visão Solidária nasceu com o objetivo de promover a democratização ao acesso a óculos com preço acessível

FATOSIDEIAS COMUNICAçãO
24/02/2025 16h45 - Atualizado há 6 horas
Aumento no número de crianças e adolescentes com diagnóstico de miopia faz rede de franquias investir em campanha de doações de óculos
Divulgação
 

Um estudo global publicado pela revista científica British Journal Ophthalmology em 2024, revelou que até 2050, 740 milhões de crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 19 anos terão o diagnóstico de miopia.

 

O distúrbio se dá pela dificuldade de enxergar objetos em um ponto distante. A miopia ocorre quando o globo ocular cresce mais do que o normal, tornando-se longo, o que faz com que a imagem se forme antes da luz chegar à retina.

 

Uma das principais causas que tem aumentado o diagnóstico de miopia entre os jovens é a exposição excessiva às telas de equipamentos eletrônicos, como celular e tablet. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online, em 2015, 11% das crianças relataram ter tido acesso à internet, em 2023, esse número saltou para 24%.

 

A exposição à luz dos equipamentos eletrônicos sobrecarrega a musculatura ocular e, por isso, pode estimular o crescimento e/ou desenvolvimento da miopia. Outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento do distúrbio é a pouca exposição à luz solar, já que a mesma é responsável pelo hormônio da dopamina, e sua falta pode também estar relacionada ao aumento da miopia. 

 

Evasão escolar 

 

Dentre diversos problemas que uma miopia não tratada pode causar, uma delas é a evasão escolar. Isso ocorre porque, como muitas crianças e adolescentes não possuem condições financeiras de arcar com consultas oftalmológicas e custos de comprar um óculos, muitas acabam desistindo de suas atividades escolares, interrompendo uma parte fundamental no desenvolvimento cognitivo. 

 

O MEC (Ministério da Educação), identificou que cerca de 23% dos casos de evasão escolar estão relacionados a problemas de visão. Erros de refração não corrigidos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, são as principais causas de deficiências visuais em crianças e adolescentes em idade escolar, tanto no Brasil quanto no mundo. 

 

Visualizando esse cenário, o Instituto Visão Solidária (IVS) - rede de franquias no segmento óptico - que já nasceu com o intuito com o propósito de democratizar o acesso aos óculos, oferecendo produtos de qualidade com preços acessíveis, criou a campanha “Criança de Visão”, que visa promover a correção de deficiência visual em crianças menos favorecidas. A iniciativa busca promover um impacto positivo significativo em diversos aspectos de suas vidas, incluindo melhoria na educação, desenvolvimento pessoal e bem-estar. 

 

O IVS está envolvendo todas as suas unidades franqueadas, que estão espalhadas por 18 estados brasileiros, na campanha “Criança de Visão”. A marca indica que, em média, cada franqueado contribui com a doação de cinco óculos por mês, totalizando 60 óculos por ano.

 

“Essa colaboração dos nossos franqueados será essencial para alcançar a meta de 20 mil pares de óculos. Também aconselhamos que cada um busque por clínicas locais, apresente o projeto para ressaltar o impacto social, buscando negociar consultas gratuitas para as crianças”, explica Tony. 



 

Produtos acessíveis 

 

O Instituto Visão Solidária (IVS), rede de franquias do segmento óptico, ao competir nesse mercado, buscou um viés diferente do praticado pelo setor, e tornou-se uma empresa com peças mais baratas que uma ótica tradicional. E isso só foi possível porque o fundador, o diretor executivo do IVS, Tony Cozendey, que possui experiência nesse mercado há mais de 15 anos, já trabalhou na indústria óptica e consegue ter acesso às melhores negociações de mercado.

 

A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais, através do modelo diferenciado e inovador. Com uma média anual de 60 mil óculos vendidos, o carro-chefe da empresa são os óculos de grau que representam 80% das peças comercializadas. As armações são vendidas com valor único de R$49,99, enquanto os óculos de sol são encontrados a partir de R$79,99. 

 

São mais de dois mil modelos de armações nas lojas, sendo todos de marcas próprias, entre eles, o do próprio Tony Cozendey que assina uma linha exclusiva para a rede de franquias. 

 

Sobre o Instituto Visão Solidária

O Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações com preço único de R$ 49,99 (na compra do óculos completo). Em 2022 o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física e investimento inicial a partir de R$ 190 mil, com prazo de retorno estimado entre 13 a 18 meses. www.institutovisaosolidaria.com.br

 

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