Identificação, tratamento e prevenção das complicações da otite aguda nos ouvidos do seu pet

Marcella reforça a importância de procurar orientação de um profissional da medicina veterinária para o diagnóstico preciso

MARIANA TABATIANO
24/02/2025 18h49 - Atualizado há 3 horas
Identificação, tratamento e prevenção das complicações da otite aguda nos ouvidos do seu pet
FREEPIK

A otite aguda é uma inflamação frequente nos ouvidos de cães e gatos, que podem ser causadas por diversos fatores, como infecções bacterianas e fúngicas, alergias ou presença de corpos estranhos. "Essa condição pode provocar dor intensa, inflamação e até infecção no ouvido, comprometendo o bem-estar dos nossos pets", explica a médica-veterinária Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec.

Segundo a especialista, os principais sinais do problema, tanto em cães quanto em gatos, incluem coceira intensa, inclinação da cabeça, sacudidas frequentes das orelhas e secreção no canal auditivo (que pode variar de cor amarelada a escura). Nos casos mais graves, é comum surgir odor forte e característico proveniente do ouvido. "Além disso, os animais podem demonstrar sinais de dor, como relutância em permitir que toquem suas orelhas ou até mesmo apresentar um comportamento mais agressivo", ressalta Marcella Vilhena.

Se não tratada adequadamente, a otite pode evoluir para complicações severas. "A infecção pode se propagar para regiões mais profundas do ouvido, atingindo a membrana timpânica e resultando em otite média ou interna, o que pode comprometer o equilíbrio e até a audição dos pets. Além disso, o hábito de coçar incessantemente as orelhas pode causar ferimentos, favorecendo a entrada de novas infecções e agravando ainda mais o quadro clínico.

"O tratamento adequado começa com a identificação da causa da otite, que pode ser bacteriana, fúngica ou alérgica. A abordagem inclui o uso de medicamentos específicos, como antibióticos, antifúngicos ou anti-inflamatórios, além de rotina rigorosa de higiene auricular para evitar a recorrência do problema", acrescenta a gerente da Syntec.

Marcella reforça a importância de procurar orientação de um profissional da medicina veterinária para o diagnóstico preciso e o tratamento adequado da enfermidade. "O tutor não deve administrar medicamentos por conta própria. A automedicação pode agravar o quadro e comprometer ainda mais a saúde do animal. Por isso, é essencial contar com um especialista", conclui.

Para auxiliar os tutores, a Syntec oferece o Kit Otológico Auritec + Cipro Otic, ideal para a limpeza e o tratamento de otites agudas em cães e gatos. Auritec higieniza e remove o excesso de cerúmen, enquanto Cipro Otic pomada, com ciprofloxacina, betametazona e clotrimazol, combate bactérias, inflamações e fungos, aliviando dores e coceiras. Consulte sempre um médico-veterinário para a indicação correta.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA DE SOUZA MARTINS
[email protected]


Notícias Relacionadas »