Fujifilm acelera agenda verde no Brasil com metas e ações proativas

Iniciativas incluem uso de energia 100% renovável na fábrica de Manaus, compra de créditos de carbono e ampliação da logística reversa Atualmente, 24% dos produtos vendidos pela empresa globalmente apresentam este selo, o que equivale a R$ 26 bilhões

DEUSARINA SANTANA
06/10/2025 11h58 - Atualizado há 4 horas

Fujifilm acelera agenda verde no Brasil com metas e ações proativas
Fujifilm
São Paulo, outubro de 2025 – Em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e com o plano global Sustainable Value Plan 2030, a Fujifilm tem intensificado sua atuação em sustentabilidade no país. Os avanços mais recentes incluem a transição energética da fábrica em Manaus, investimentos em créditos de carbono, fortalecimento da economia circular e o engajamento estratégico da cadeia de fornecedores com práticas ESG. 
 

Um dos marcos mais significativos é a migração da unidade de Manaus para o Mercado Livre de Energia, que passará a operar 100% com fontes renováveis a partir do segundo semestre de 2025. A decisão tem como base o inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) da companhia, que revelou que a maior parte das emissões está relacionada à cadeia logística e à mobilidade corporativa. 

 

Essa realidade acompanha uma tendência global. Segundo relatório do Boston Consulting Group (BCG), publicado no final de 2024, a cadeia logística é responsável por 22% das emissões de gases de efeito estufa no mundo. Alinhada a esse contexto, a Fujifilm Brasil mantém a meta de reduzir em 50% suas emissões de CO até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2040, considerando todo o ciclo de vida dos produtos. 
 

Como complemento à redução das emissões diretas, a líder mundial em imagem, produtos e serviços fotográficos está investindo na compensação ambiental por meio da compra de créditos de carbono. Até o fim de 2025, está prevista a aquisição de 120 VCUs (Unidades Verificadas de Carbono), provenientes de projetos certificados pela plataforma Verra, com foco na conservação da Amazônia e na geração de benefícios ambientais e sociais. 
 

Colaborando para o menor impacto ambiental, a Fujifilm também avança no desenvolvimento de soluções como o selo Green Value Product. Essa classificação proprietária avalia o desempenho ambiental de seus produtos nas categorias prata, ouro e diamante, com a meta global de que 60% do faturamento mundial da companhia provenha exclusivamente de itens certificados até 2030. Atualmente, 24% dos produtos vendidos pela empresa apresentam este selo, o que equivale a R$ 26 bilhões.  
 

Esses compromissos se estendem às iniciativas de economia circular, com a intensificação de ações de logística reversa voltadas à coleta e destinação adequada de equipamentos eletrônicos e embalagens pós-consumo. A relevância dessas ações ganha ainda mais força diante do aumento dos resíduos eletrônicos no país que apontam o Brasil entre os maiores geradores de lixo eletrônico do mundo, ocupando a quinta posição global — com 2,4 milhões de toneladas por ano — e a segunda nas Américas, de acordo com o Global E-waste Monitor 2024. 
 

Em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), a empresa mantém ainda parcerias com entidades certificadas, como a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos) e a Green Eletron. Os pontos de coleta voluntária estão distribuídos em lojas, farmácias, instituições de ensino e órgãos públicos em diversas regiões do país. 
 

Além disso, a cadeia de suprimentos também ocupa um papel estratégico na agenda ESG da empresa. Para andar em linha com seus valores, a matriz brasileira realiza um forte mapeamento de fornecedores, com base em critérios como ética, impacto ambiental e respeito aos direitos humanos — esforço que se soma à atuação global do grupo, que já avaliou mais de 1.400 fornecedores em diferentes países.  
 

Em linha com esse movimento, recentemente, a unidade fabril da companhia em Manaus (AM) aderiu à Iniciativa ZFM+ESG, lançada pela Suframa, que incentiva empresas do Polo Industrial a assumirem compromissos voluntários em práticas ambientais, sociais e de governança, reforçando ações como a gestão adequada de resíduos, programas de saúde, segurança no trabalho e promoção da integridade corporativa. Adicionalmente, em nível nacional, a empresa se tornou signatária do Pacto de Promoção da Equidade Racial, como uma ação propulsora do comitê de diversidade que foi constituído também no ano de 2024. 
 
 

Sobre a Fujifilm Brasil     
Fundada em 1958, a FUJIFILM do Brasil Ltda, subsidiária da FUJIFILM Holdings América Corporation, atua nos segmentos de Imagem, Saúde e Soluções para Negócios com o propósito de inovar sempre, oferecendo produtos e soluções que impactem de forma positiva a cultura, ciência, tecnologia e indústria de nosso país. Nosso amplo portfólio reflete uma das mais consolidadas empresas do mercado e visa o valor social e a melhoria contínua na saúde, na expressão e na vida dos brasileiros. Quer saber mais, visite Fujifilm.     
   

Contato Imprensa | Máquina   
[email protected]     
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEUSARINA ALVES SANTANA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.