Festival Path 2025 volta a São Paulo com 500 atrações em dois dias de inovação e cultura

Evento pioneiro celebra uma década com programação diversa e criativa

AMANDA IVANOV
06/10/2025 17h34 - Atualizado há 2 horas

Festival Path 2025 volta a São Paulo com 500 atrações em dois dias de inovação e cultura
Divulgação

O Festival Path, um dos maiores encontros de inovação e cultura do país, volta a São Paulo nos dias 23 e 24 de outubro de 2025. O Cinema Belas Artes será palco de mais de 500 atrações que conectam educação, negócios e entretenimento.

Criado em 2013, o Path se consolidou como festival pioneiro e expandiu seus formatos após a pandemia, com iniciativas como o Path Digital, Path Amazônia, Path Wellness e Path Independentes. Nesta 10ª edição, a proposta é ampliar o alcance, a diversidade e o impacto cultural do evento.

Além da programação artística e de debates, o festival mantém ações sociais como o projeto EDUCADEIRAS e o patrocínio à construção de duas escolas ribeirinhas no Rio Negro (AM), em parceria com a Fundação Almerinda Malaquias.

Destaques confirmados

O line-up ocupa espaços icônicos da cidade, como o Cinema Belas Artes, combinando palestras, workshops, filmes e experiências imersivas. Entre os convidados estão o embaixador José Maurício Bustani, ex-diretor-geral da OPAQ e ex-embaixador do Brasil na França e no Reino Unido, que será entrevistado por Paulo Lima (Trip). Na conversa, a dupla vai discutir como liderança, ética e coragem se manifestam num cenário de crises políticas e rearranjos de poder.

Além deles, o fotógrafo Rafael Vilela (NatGeo Explorer), o arquiteto e futurista Dror Benshetrit (Studio Dror NY e Supernature Labs) e o Ex-governador do ES, Presidente da Ibá, Conselho do RenovaBR Paulo Hartung , confirmaram presença nessa edição de 10 anos.

A programação inclui ainda um workshop de storytelling a partir da narrativa pessoal com o Social Docs; uma mesa com Preta Rara e Coy Freitas sobre profissionais multifacetados no mercado criativo; uma conversa sobre liderança regenerativa com Bruna Rezende (IRIS Negócios Regenerativos) e Flávia Lafraia (SYLC Consultoria); e um debate sobre cidades do futuro com Caio Esteves (N/Lugares Futuros) e Carlos Piazza.

Em participações distintas, Dilma Campos (Nossa Praia; head de ESG na B&Partners.co), Paula Trabulsi (ASAS.COM.BR) e Vivi Duarte (Grupo Mynd; Plano Feminino) tratam de empreendedorismo feminino, criatividade e liderança.

Temas relevantes entram em discussão

Tecnologia, inclusão e economia criativa são eixos centrais da programação. Na conversa sobre "O Futuro da Inteligência Artificial Ética no Brasil", especialistas discutem governança algorítmica, mitigação de vieses e oportunidades para o ecossistema nacional, contrapondo pesquisa acadêmica à aplicação prática. A palestra, "Design Inclusivo e Acessibilidade Digital", oferece abordagem prática sobre como tornar produtos digitais mais acessíveis desde a concepção, com casos reais de melhorias em aplicativos financeiros e dicas aplicáveis a projetos de UX. Já "Amazônia Conectada: Saberes Tradicionais e Inovação Tecnológica" mostra como comunidades tradicionais e tecnologia se complementam no enfrentamento às mudanças climáticas, discutindo soluções e sensores de monitoramento em diálogo com conhecimentos ancestrais.

Cultura, trabalho e transformação social ganham destaque em painéis que conectam criatividade e impacto. "Games e Impacto Social: da Periferia para o Mundo" reúne histórias reais de jovens que encontraram nos eSports e na cultura gamer oportunidades de carreira, renda e representatividade. 

O painel, "Música sem Fronteiras: Streaming e Novos Modelos para Artistas", debate como os novos formatos de consumo estão redefinindo a carreira de artistas independentes, percorrendo estratégias de distribuição e integração com universos como games e experiências imersivas. Outra palestra, "Cuidar de pessoas como estratégia: saúde mental e social no trabalho", vai propor integrar dimensões mental e social à cultura organizacional, com caminhos práticos para ambientes psicologicamente seguros e visão de cuidado como eixo estratégico das empresas.

Identidade e futuro do país são temas do debate "O Brasil que o Brasil quer ser: Caminhos para um novo ideal de país", que propõe um panorama sobre protagonismo brasileiro e perspectivas de desenvolvimento num contexto de transição global.

Trilhas inéditas

Em 2025, o festival lança trilhas inéditas que respondem à pergunta: “O que o Brasil tem de oferecer ao mundo nesses tempos de transformação e aceleração?”. A trilha “Finanças Sistêmicas e Cultura do Mercado Financeiro”, curada por Lucas Matarazzo em parceria com a Mútua.Systems, propõe uma visão cultural e inclusiva do sistema financeiro global, indo além de números para conectar inovação tecnológica, inclusão social e sustentabilidade.

Já a trilha “Cidades Resilientes e Biourbanismo”, sob curadoria de Davi Lemos e da Supernature Labs, apresenta as metrópoles brasileiras como laboratórios que unem natureza, tecnologia, urbanismo e ancestralidade.

Por fim, a trilha “Respostas à Metacrise”, conduzida pelo Coletivo MettaTropical, encara a teia de crises interconectadas — climática, social, política e existencial — destacando a sabedoria brasileira, que combina conhecimento indígena, criatividade popular e inovação tecnológica, como fonte de respostas sistêmicas para desafios globais.

Vivências imersivas e reflexões climáticas

Fiel ao seu espírito pioneiro, o Festival Path aborda desde a criação temas como inclusão, diversidade, cultura, tecnologia e questões socioambientais. Em 2025, soma conteúdos ligados à COP30, criando uma alternativa em São Paulo para acompanhar os debates globais sobre clima. Nas ativações durante o evento, a Nestlé assina uma atração que une conhecimento, entretenimento e café, com pontos sensoriais ao longo do circuito. 

Desde sua primeira edição, o evento já reuniu mais de 2.200 palestrantes, 200 artistas e um público de 250 mil pessoas, recebendo nomes como DJ Alok, Regina Casé, Pedro Paulo Diniz, Marcelo Tas, Monique Evelle, Gustavo Montezano, Tom Zé e Gaby Amarantos. Agora, celebra 10 anos de trajetória reafirmando seu propósito de inspirar, transformar e reinventar o futuro.

“O Path nasceu em São Paulo e foi pioneiro ao inspirar outros eventos de inovação no Brasil. Nesta edição comemorativa, queremos que cada pessoa saia transformada, inspirada e conectada”, afirma Fabio Seixas, fundador do Festival Path.

Serviço

Festival Path
23 e 24 de outubro de 2025
São Paulo – Cinema Belas Artes
Ingressos: Ingresse


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AMANDA GIOVANONI IVANOV
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.