Com o intuito de fortalecer políticas alimentares, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizou o III Encontro Nacional Alimenta Cidades. O evento teve o intuito de viabilizar o diálogo técnico entre municípios sobre iniciativas de segurança alimentar e nutricional. Em representação à Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA), a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Mariana Iamamoto, esteve presente para apresentar o programa social Armazém Solidário, iniciativa da Prefeitura de São Paulo.
O III Encontro foi sediado em Belo Horizonte e teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências entre municípios brasileiros, aprofundar discussões sobre políticas de segurança alimentar e nutricional (SAN) e conhecer boas práticas relacionadas à construção de sistemas alimentares sustentáveis.
Na ocasião, a capital paulista compartilhou uma de suas políticas de segurança alimentar e nutricional, o Armazém Solidário. O programa de SESANA, que segue em ampliação na cidade, oferece produtos com preços até 30% mais baixos do que em um mercado convencional, e 50% em alguns itens. Além disso, esses espaços não ofertam produtos ultraprocessados, sendo uma importante estratégia do município de São Paulo para tornar os alimentos saudáveis cada vez mais acessíveis.
“A participação de São Paulo no III Encontro da Estratégia Alimenta Cidades foi de grande relevância, considerando que a capital paulista é a maior da América Latina, com uma população superior à de muitos países, o que faz com que seus números sejam sempre exorbitantes e os desafios, imensos. Justamente por isso, a SESANA desenvolve programas robustos para atender às necessidades da população, servindo como referência para outros municípios que buscam fortalecer suas políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional. Compartilhar as estratégias de São Paulo nesse espaço foi fundamental, ao mesmo tempo em que a troca de experiências permitiu aprender com outras cidades, enriquecendo nossas ações e reafirmando a importância da cooperação intermunicipal”, afirma Mariana Iamamoto, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SESANA.
A estratégia que iniciou com 60 municípios, atualmente atende mais de 100 cidades brasileiras que fazem parte deste encontro de diálogo, e nesta terceira edição foi crucial para a nova etapa da estratégia, focada no acompanhamento das Rotas de Implementação. O evento evidencia o comprometimento dos municípios com o Direito Humano à Alimentação Adequada.
Mais sobre Armazém Solidário
O Armazém Solidário é uma iniciativa de segurança alimentar e nutricional, implantado pela Prefeitura de São Paulo em 2024, para facilitar o acesso da população de baixa renda (moradores inscritos no CadÚnico) a alimentos saudáveis com descontos de até 30%, e 50% em alguns itens. O programa já fez 762 mil atendimentos e melhorou a alimentação de mais de 40 mil famílias.
Atualmente, existem sete unidades do Armazém Solidário espalhados pela zona leste, norte e sul da capital. Na Zona Leste, estão localizadas as unidades São Miguel Paulista, Guaianases e Cidade Tiradentes; na Zona Norte City Jaraguá, Jaraguá e Estrada do Sabão; e na Zona Sul, a unidade M'Boi Mirim.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BIANCA HELENA REBERNISEK FERNANDES
[email protected]