Instituto Mar Azul inicia etapa do Projeto de 2025 de Monitoramento de Microlixo na Praia de Santos
Pietra Nebot Marini
06/10/2025 12h11 - Atualizado há 2 horas
Divulgação Instituto Mar Azul
O Instituto Mar Azul realizou no sábado (27/09) a 1ª ação do Projeto de Monitoramento de Microlixo na Praia de Santos 2025. A iniciativa, voltada à coleta e análise de resíduos sólidos, ocorreu na faixa de areia em frente à Praça das Bandeiras, no Gonzaga, litoral de São Paulo.
A coleta foi feita em área delimitada (transecto) e resultou na retirada de 2.607 fragmentos diversos. Os resíduos plásticos lideraram o levantamento, com 1.349 unidades, seguidos por 519 fragmentos de papel. As bitucas de cigarro ocuparam a terceira posição, com 468 itens recolhidos.
A ação faz parte de uma série de três etapas previstas para os dias 25 de outubro, 22 de novembro e 13 de dezembro, todas no mesmo local. O projeto é viabilizado pelo Termo de Fomento da Emenda Parlamentar 214, indicada em 2024 pelo vereador Marcos Oliveira Libório, e formalizado entre o Instituto Mar Azul (IMA) e a Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.
Desde sua fundação, em 2013, o IMA já promoveu 140 mutirões de limpeza, retirando mais de 990 mil fragmentos de resíduos da faixa de areia, calçadões, Ilha Urubuqueçaba e mar de Santos.
Sobre o Instituto Mar Azul Reconhecido como entidade de utilidade pública, o Instituto Mar Azul é uma organização não governamental que atua na defesa da balneabilidade das praias e na preservação da vida marinha. Sua criação teve início em 26 de agosto de 2012, com o Manifesto Onda Azul, motivado pela preocupação com a qualidade ambiental das praias de Santos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PIETRA NEBOT MARINI
[email protected]