Nosso corpo é composto por uma complexa rede de nervos que levam os estímulos elétricos para a movimentação da musculatura. Entre eles, o nervo ulnar, localizado próximo à superfície da pele no cotovelo, é especialmente vulnerável a pequenos traumas do dia a dia.
“O nervo ulnar, com frequência, é vítima de pequenos traumas durante atividades rotineiras, causando uma sensação de choque que irradia do cotovelo até a face medial da mão, atingindo o quarto e o quinto dedos”, fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC), Dr. Marcelo Campos.
Embora muitas vezes esses impactos sejam leves e os sintomas passageiros, traumas mais intensos ou ferimentos profundos podem causar lesões mais graves, exigindo, em alguns casos, intervenção cirúrgica. “É fundamental ficar atento: alterações de sensibilidade na mão, dor ou diminuição de força podem indicar uma síndrome compressiva do nervo, e a avaliação médica precoce é essencial”, alerta o especialista.
Além disso, o presidente da SBCOC ressalta que nem sempre é necessário um trauma para o surgimento do problema. “Formigamento ou dormência sem motivo aparente pode ser sinal de síndrome compressiva de nervos, que pode afetar o nervo ulnar, radial ou mediano, prejudicando a função da mão”.
A prevenção é simples, mas eficaz: evitar impactos repetitivos, proteger a região do cotovelo e buscar atendimento médico imediato ao surgirem sintomas. “Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, menores são as chances de precisar de cirurgia”, explica o ortopedista.
O especialista alerta ainda para o risco de sequelas permanentes. “Toda vez que falamos de síndromes compressivas nervosas, é preciso lembrar que o atraso no tratamento pode levar a danos definitivos no membro afetado”, fala. “Cuidar do cotovelo é mais do que evitar dor momentânea: é proteger a função dos nervos, prevenindo complicações que podem afetar a rotina e a qualidade de vida”, conclui.
Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC)
A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo é uma associação científica de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por médicos interessados no estudo das afecções ortopédico-traumáticas das articulações do ombro e cotovelo.
Com 36 anos de existência, a SBCOC atua no incentivo e aperfeiçoamento e difusão dos estudos, conhecimentos, pesquisas e prática de cirurgia de ombro e cotovelo, provendo condições de atualização permanente dos médicos por meio de ensino, pesquisa e educação continuada.
Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC)
Predicado Comunicação
Victor Oliveira – [email protected] / (11) 94470-6660 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] / (11) 97529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani - [email protected] / (11) 99144-5585 WhatsApp
Raquel Pantaleão – [email protected] / (11) 91112-6611 WhatsApp
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
[email protected]