“O Pacto” estreia em São Paulo e revela os dilemas e a força da sororidade feminina

Peça teatral, com apoio da Funarte, reflete 13 anos de estudos de um roteiro inédito, denso e que desvenda a alma e o perfil das mulheres

JOSé LUCHETTI
27/08/2025 18h04 - Atualizado há 12 horas

“O Pacto” estreia em São Paulo e revela os dilemas e a força da sororidade feminina
Divulgação "O Pacto"

O ser humano é o único capaz de transformar a si mesmo — e é a partir dessa reflexão que nasce O Pacto, espetáculo de ficção que estreia no Teatro Arena, em São Paulo, como resultado de uma pesquisa teatral iniciada em 2012. Será em curtíssima temporada, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com apoio da Funarte do Ministério da Cultura.  

Conduzido por Deborah Bretas (psicóloga clínica e pesquisadora) e Vanise Carneiro (atriz, diretora e educadora), o projeto reúne semanalmente, há 13 anos, um grupo de pessoas de diferentes formações — “não atores” que utilizam as ferramentas do teatro como exercício de autoconhecimento, criatividade e investigação do fenômeno humano. Dessa trajetória contínua surgiu a necessidade de um texto que fosse campo de experimentação e refinamento da própria prática teatral. O resultado é O Pacto, um espetáculo-registro que condensa a pesquisa em cena. 

No enredo, sete mulheres que, ainda na juventude, firmaram um pacto de convivência, reencontram-se 20 anos depois. A dramaturgia transita entre esses dois tempos, revelando intimidades, conflitos, conquistas e perdas. O texto descortina a complexidade das relações femininas, atravessadas por diversidade cultural e social, ambivalências e contradições. 

Na sustentação da sororidade, emergem perplexidades, desafios e a busca pela manutenção de valores compartilhados. Mais do que retratar uma história, a peça convida à reflexão sobre o grande desafio da vida: o processo de humanização. 

Segundo Deborah Bretas, autora do texto e codiretora, “o espetáculo nasce da necessidade de lidar com o invisível e o subjetivo, de explorar o que não se vê mas reverbera: silêncios, afetos, percepções. A arte, nesse sentido, amplia o campo de investigação da própria condição humana”. Deborah Bretas, há décadas, é uma estudiosa dos textos de Shakespeare e Peter Brook, um dos mais importantes e influentes diretores de teatro do século XX. “Um mestre que não quis ser”, define a roteirista.  

Para Vanise Carneiro, a obra é também um testemunho da potência transformadora do teatro. “Ao longo dos anos, acompanhamos como a improvisação, o corpo e a escuta puderam ser trabalhados por pessoas que não vinham da cena. O Pacto é a materialização dessa experiência coletiva.” 

 

Ficha técnica 

Espetáculo: O Pacto 

Texto: Deborah Bretas 

Direção: Deborah Bretas e Vanise Carneiro 

Gênero: Drama | Duração: 60 min | Classificação: 12 anos 

 

Elenco: 
Melina Gomes, Fátima Casarini, Fulvia Dunner, Raphael de Matos, Vanise Carneiro e Deborah Bretas 

Produção: Leandro Romero, Mariângela da Silva, Sarah B. V. Costa, Sueli S. Costa 

Figurino: Melina Gomes, Karina Preti | Cenografia: Chris Aysner 

Iluminação: Vânia Jaconis, Gabriel Grechi | Operação de Luz: Vânia Jaconis 

Trilha sonora: Micael Bretas | Design e mídias: Nina Marques, Hyago Ferreira 

Arte: Simone Rebelo | Fotos: Fernanda Mascaro 

 

Serviço 

Espetáculo: O Pacto 

Local: Teatro Arena Eugênio Kusnet 

Endereço: Rua Dr. Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque, São Paulo 

Datas: 12, 13 e 14 de setembro 

Horários: sexta e sábado às 20hs, domingo às 18hs 

Ingressos: @pacto2025 (Instagram) 

Classificação: 12 anos 

Duração: 60 minutos 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOSE ROBERTO LUCHETTI
[email protected]


FONTE: Raphael de Matos, Deborah Bretas, Fátima Casarini, Melina Gomes, Fulvia Dunner e Vanise Carneiro (e/d)
Notícias Relacionadas »