Um episódio real da vida de Franz Kafka (1883-1924), um dos maiores escritores do século 20, inspirou a Cia. Elevador a criar o infantojuvenil Caro Kakfa, com dramaturgia de Carla Kinzo e Marcos Gomes, direção de Marcelo Lazzarato, e Pedro Haddad, Chiara Lazzaratto e Julia Miranda no elenco. De 06 a 21 de setembro, aos sábados e domingos às 15h,
A história, que teria ocorrido no último ano da vida do escritor tcheco, foi relatada pela primeira vez pela companheira dele, Dora Dymant, e serviu como inspiração para o romance “Kakfa e a Boneca Viajante”, do escritor catalão Jordi i Fabra, que venceu o Prêmio Nacional de Literatura Infantil y Juvenil pela obra, em 2007.
Certo dia, ao passear pelo parque Steglitz, em Berlim, Kafka se depara com uma menina chorando por ter perdido sua boneca. Para tranquilizá-la, ele inventa uma história: o brinquedo não estaria perdido, mas havia feito uma viagem. Apresentando-se como “o carteiro das bonecas”, o autor diz que possui uma carta da boneca para a menina e que a entregará no dia seguinte. A partir daquele dia, o escritor produz a primeira de muitas cartas, que, por três semanas, ele entrega pontualmente àquela criança, narrando todas as peripécias da boneca, vividas em todos os cantos do mundo.
Na montagem da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, cada uma dessas cartas cria uma releitura para passagens famosas dos livros de Kafka, como “A Metamorfose”, “O Processo” e “O Castelo”, apresentando esse rico universo literário ao mini público. E aqui, ao final do espetáculo, é o escritor quem recebe uma curiosa carta.
_________________________________________________________________________
Sobre a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico: 25 anos de pesquisa e criação
Fundada em julho de 2000, a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico é um núcleo permanente de investigação em linguagem teatral. Ao longo de sua trajetória, o grupo se apropria de diversos temas para dialogar com o contemporâneo, construindo um repertório de 19 espetáculos, performances e inúmeras atividades de formação. A pesquisa cênica da Cia. é estruturada em torno do Campo de Visão, um sistema improvisacional em que o processo criativo é assumido como a própria obra.
O grupo, atualmente formado por Carolina Fabri, Marina Vieira, Pedro Haddad, Thaís Rossi e Marcelo Lazzaratto, assumiu, entre 2005 e 2024, a manutenção do Espaço Elevador, sede que se tornou um ponto de referência cultural no bairro da Bela Vista, acolhendo inúmeras montagens do grupo e de outros coletivos. Ao longo dos anos, a Cia. contou com o apoio de instituições como o SESC, a Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e programas como o ProAC e Zé Renato.
"Montar A Grande Magia é, sobretudo, acreditar no teatro. Na sua potência transformadora, no seu artifício essencial, no seu pacto com a imaginação", afirma Lazzaratto, que assina a direção e adaptação do texto, celebrando a nova fase do grupo ao lado de parceiros de longa data e novos colaboradores.
Sobre o Sesc São Paulo
Com mais de 78 anos de atuação, o Sesc - Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 43 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações para promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, além de toda a sociedade. Mantido por empresas do setor, o Sesc é uma entidade privada que atende cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Saiba mais em sescsp.org.br
Sinopse
Caminhando solitário por um parque, o escritor Franz Kafka nota uma menina que chora. Ele se aproxima e pergunta o motivo de sua tristeza. A menina conta que sua boneca havia sumido. Comovido, ele inventa que a boneca não desapareceu, mas fez uma viagem –, e se apresenta como “o carteiro das bonecas”. A partir desse dia, ele passa a trazer, semanalmente, cartas da boneca viajante para a criança, contando suas aventuras pelo mundo – até que um dia, o próprio Kafka recebe uma curiosa carta.
Ficha Técnica
Direção: Marcelo Lazzaratto
Texto: Carla Kinzo e Marcos Gomes
Elenco: Pedro Haddad, Chiara Lazzaratto e Julia Miranda.
Cenário: Julio Dojcsar
Figurino: Silvana Marcondes
Luz: Marcelo Lazzaratto
Trilha sonora: Dan Maia
Serviço
Quando: de 06 a 21 de setembro, sábados e domingos às 15h
Ingressos: R$ 60 / R$ 30 / R$ 18
Vendas online em
Classificação: Livre
Gênero: Infantojuvenil
Duração: 50 minutos
Capacidade: 512 lugares
_________________________________________________________________________
Serviço do Sesc 14 Bis
Horário de funcionamento: terça a sábado, 10h às 21h; domingos e feriados, 10h às 19h.
Estacionamento: Vagas para carros, motos e bicicletas.
R$ 12 para as 3 primeiras horas e R$ 2 a cada hora adicional (Credencial Plena)
R$ 18 para as 3 primeiras horas e R$ 3 a cada hora adicional (Público geral)
Para atividades no Teatro Raul Cortez, preço único: R$ 12 (Credencial Plena) e R$ 18 (Público geral)
*Em dias de shows e espetáculos é possível retirar o veículo após o término das apresentações.
**Transporte gratuito da unidade até a estação de metrô Trianon-Masp da linha 2-verde para os participantes das atividades, de terça a sexta, às 21h40, 21h55 e 22h05.
Como chegar
Ônibus: a 260m do ponto Getúlio Vargas 2 (sentido Centro-Bairro), a 280m do ponto Parada 14 Bis (sentido Bairro-Centro) e a 2000m do Terminal Bandeira.
Metrô: a 700m da estação Trianon-Masp da Linha 2-Verde e a 2000m da estação Anhangabaú da Linha 3-Vermelha.
Acompanhe o Sesc 14 Bis na internet
Site: sescsp.org.br/14bis
Na rede: @sesc14bis
Informações à imprensa | Sesc 14 Bis
Cristina Berti - (11) 3016-7727 | Tayná Guimarães - (11) 3016-7725
Pombo Correio Assessoria de Comunicação
Douglas Picchetti e Helô Cintra
(11) 9 9814-6911 | (11) 9 9402-8732
[email protected] | [email protected]
www.pombocorreio.art.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]