LIA SIMÕES.
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O Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 10 de agosto no Brasil, é uma das datas mais importantes no calendário do varejo, mas as vendas deste ano devem ser as melhores desde 2014. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as empresas podem esperar a movimentação de mais de R$7,84 bilhões em todo o país. Embora haja uma série de razões para o aumento das vendas neste ano, uma particularmente relevante para os varejistas é o que o Valor chama de "revolução silenciosa" da IA Generativa, que vem transformando o atendimento ao cliente brasileiro.
"O que estamos observando são duas tendências que se retroalimentam", explica Bruno Montoro, diretor e head de negócios corporativos para a América Latina da Gupshup. "Temos um número crescente de consumidores que preferem modos de comunicação conversacionais ao falar com empresas e, ao mesmo tempo, uma disponibilidade crescente de tecnologia que as empresas podem usar para recompensar isso."
Ele acrescenta: “Para ocasiões como o Dia dos Pais, quando as pessoas procuram
presentes mais personalizados e únicos, o comércio conversacional com IA Generativa permite que as empresas ofereçam serviços personalizados em larga escala por meio de alguns dos aplicativos mais usados.”
Em 2024, uma pesquisa da Gupshup constatou que mais da metade (51,8%) dos consumidores brasileiros preferem usar aplicativos de mensagens como o WhatsApp para interagir com empresas. Embora esse número continue crescendo em 2025, as constantes melhorias dos agentes com IA e outros avanços significam que as empresas agora podem usar o poder da conversa para impulsionar as vendas de maneiras que antes não estavam disponíveis.
“Os clientes notarão interações mais fluidas com as empresas ao conversar pelo WhatsApp, mas o que as empresas podem não estar totalmente cientes é a eficácia com que agora podem usar essas mesmas conversas para aprimorar todas as áreas da experiência do cliente”, explica Montoro. “Quando combinado com análise de dados, CRM e ferramentas de pagamento, o comércio baseado em chat é uma maneira poderosa de impulsionar as vendas por meio de conversões hiper personalizadas, porém altamente otimizadas.”
Já um estudo recente do Boston Consulting Group (BCG) em parceria com a Meta constatou que mais de 80% das empresas brasileiras já utilizam canais de mensagens para se comunicar melhor com seus clientes. E é essa nova forma de vendas que a Gupshup acredita que poderá impulsionar o Dia dos Pais em 2025. No entanto, a empresa líder mundial em engajamento conversacional com IA acredita que, embora muitos empresários entendam intuitivamente o valor da conversa, eles podem não estar explorando todo o seu poder de conversão.
“De acordo com a Escale, as empresas que utilizam os mais recentes chatbots de IA Generativa, que trabalham com o contexto do consumidor em vez de árvores de decisão binárias, observaram um aumento de até 38% nas taxas de conversão”, comenta Montoro. “Portanto, embora muitas empresas tenham iniciado esse processo e observado resultados, acreditamos que resultados ainda melhores virão para aqueles que continuarem investindo nessa tecnologia”, observa Bruno.
Montoro destaca que não é apenas o aumento nas taxas de conversão que impressiona neste recente avanço na tecnologia de vendas, mas também o fato de os agentes de IA agora serem responsáveis por mais de 23% das vendas realizadas fora do horário comercial, além de possuírem a capacidade de escalar em resposta a picos de demanda dos usuários durante períodos de maior movimento, como Natal e Black Friday.
“Neste Dia dos Pais, esperamos que grande parte desse aumento nas vendas venha do comércio conversacional”, conclui. “Mas se essa tendência continuar acelerando como vemos agora, as empresas podem esperar que a mesma data em 2026 seja muito, muito maior.”
Sobre a Gupshup
A Gupshup é a empresa líder mundial em Engajamento Conversacional com IA, com sua Nuvem Conversacional, que permite que as empresas se comuniquem, anunciem e conversem com seus clientes. Nossas soluções de engajamento conversacional permitem que mais de 45.000 marcas em todo o mundo ofereçam uma experiência transformadora ao cliente, crescimento acelerado e aumento de receita, além de economia de custos. A platforma líder do setor da Gupshup processa mais de 120 bilhões de mensagens anualmente em mais de 60 países – Índia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, México, Indonésia, Singapura e Estados Unidos, para citar alguns. Bancos, fintechs, varejistas e plataformas de e-commerce líderes, como IDFC Bank, Flipkart, Estee Lauder, Swiggy, Standard Chartered Bank, FedEx, Landmark Group, Petromin, nL'Oréal, Mattel e Reserva, estão aproveitando o poder da Nuvem de Conversação da Gupshup. A Gupshup é um unicórnio com investidores de destaque como Tiger Global, Fidelity Management and Research Co. LLC, entre outros, em sua tabela de capitalização. Para mais detalhes, visite www.gupshup.io.a
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ALESSANDRA GARCINDO DAYRELL
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