SUPERA Parque se consolida como ambiente estratégico na agenda de inovação do agro nacional

Participação do Parque na Rota Inovadora ANPEI reforça vocação para bioeconomia e descarbonização e se conecta ao mapeamento de agritechs realizado pela instituição

AIS. COMUNICAçãO E ESTRATéGIA
07/08/2025 14h06 - Atualizado há 3 horas

SUPERA Parque se consolida como ambiente estratégico na agenda de inovação do agro nacional
Divulgação Supera Parque
Ribeirão Preto, agosto de 2025 - Nos dias 5 e 6 de agosto, Ribeirão Preto recebeu uma edição especial da Rota Inovadora ANPEI, com foco em dois dos principais temas estratégicos da atualidade: bioeconomia e descarbonização no agronegócio. O evento reuniu lideranças empresariais, centros de pesquisa e ambientes de inovação em uma programação voltada à imersão em iniciativas que estão redefinindo o futuro do setor. Entre os destaques da programação, esteve a participação do SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, que recebeu a visita da comitiva em sua estrutura e se consolidou como um dos principais hubs da Rota.

A participação do SUPERA Parque na Rota Inovadora ANPEI reafirma o posicionamento do Parque como um ambiente estratégico para o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao agronegócio brasileiro. Para o gerente de Novos Negócios do Parque, Eduardo Cicconi, o momento evidencia uma convergência importante entre o que o mercado demanda e o que o Parque entrega: “Estar presente nesta edição, cujo foco está em bioeconomia e descarbonização, demonstra o alinhamento do SUPERA com as agendas globais de sustentabilidade, inovação e transformação digital no campo. Nosso papel é conectar ciência, tecnologia e mercado, criando pontes entre centros de pesquisa, startups e grandes empresas”, explica.


Durante os dois dias de atividades, os participantes da Rota ANPEI vivenciaram uma imersão em ambientes que lideram transformações no agro, com destaque para visitas técnicas a empresas e instituições que atuam na vanguarda da bioeconomia e da sustentabilidade. No caso do SUPERA Parque, além da apresentação do ecossistema local, foram promovidos momentos de conexão entre startups incubadas, pesquisadores e atores da cadeia produtiva, reforçando o papel do Parque como articulador de uma nova economia mais limpa e eficiente.

A atuação do SUPERA Parque no setor agrícola não é recente. O Parque é sede de um dos mais completos ecossistemas de inovação do país, que envolve startups, ambientes de pesquisa e estrutura tecnológica de ponta. O Centro de Tecnologia do SUPERA Parque, por exemplo, possui laboratórios acreditados pelo INMETRO, que realizam testes fundamentais para o desenvolvimento de produtos voltados à saúde e ao agro. Mais recentemente, iniciativas como o programa LabMatch Corporate também vêm aproximando empresas do setor de soluções inovadoras para problemas técnicos e operacionais.

A presença do SUPERA na Rota Inovadora reforça sua relevância no contexto nacional, além de potencializar sua visibilidade frente a parceiros estratégicos internacionais. “As visitas técnicas e os encontros realizados durante o evento permitiram conexões valiosas entre nossas startups, pesquisadores e gestores de inovação com centros de excelência e empresas que lideram transformações no setor. Isso fortalece a nossa atuação como plataforma de articulação entre conhecimento e aplicação prática”, afirma Eduardo Cicconi.

SUPERA e o Agro: dados reforçam relevância do ecossistema

A atuação do SUPERA Parque no setor agrícola também está respaldada por dados. Em julho de 2025, a equipe de Estudos Setoriais do Parque publicou o Mapeamento das Agritechs e Foodtechs do Brasil, destacando um crescimento expressivo dessas startups no país e o fortalecimento do segmento como vetor de inovação e desenvolvimento regional.

O levantamento mapeou mais de 1.800 startups ativas no setor do agronegócio, demonstrando não apenas a força do Brasil como player global em inovação agrícola, mas também o papel de ambientes como o SUPERA Parque na criação de condições favoráveis para que essas empresas prosperem. O estudo, que pode ser acessado em superaparque.com.br, também reforça a importância de iniciativas como a Rota ANPEI para aproximar esses atores e promover sinergias.

Ecossistema preparado para o futuro

A sinergia entre os temas da Rota ANPEI e o trabalho contínuo do SUPERA Parque deixa claro que o futuro do agro passa pela inovação – e que Ribeirão Preto se consolida como um polo estratégico nessa transformação. O evento colocou em evidência a vocação da cidade para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, conectadas com os principais desafios globais, e o SUPERA Parque como estrutura articuladora e integradora desse ecossistema.

Além de oferecer infraestrutura para o desenvolvimento de tecnologias, o Parque aposta fortemente em formação empreendedora, apoio à internacionalização e programas de incubação e aceleração, formando um ambiente propício à inovação aplicada. E essa atuação não se restringe ao campo regional: o SUPERA Parque integra programas de colaboração internacional, como softlandings, missões comerciais e cooperação com universidades e empresas de outros países – o que fortalece sua posição como plataforma de conexão global da inovação brasileira.

Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque, fruto da parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Prefeitura de Ribeirão Preto, firmou-se como um dos principais polos de inovação do interior paulista. Atualmente, o complexo abriga 87 empresas, sendo 54 em processo de incubação e 33 já instaladas no Condomínio de Inovação. Seu Centro de Tecnologia funciona como estrutura âncora, reunindo um laboratório de calibração, polo genômico e laboratórios de ensaios reconhecidos pelo INMETRO em conformidade com mais de 90 normas técnicas. A expansão do parque segue em curso, com a recente entrega do Container Park, espaço corporativo que reúne módulos empresariais, sala de treinamentos, cafeteria e uma unidade do UP Lab SENAI. Em paralelo, avança a construção do Health to Business Center, desenvolvido em parceria com a FINEP, enquanto novos lotes já começam a ser ocupados, reafirmando o dinamismo e a vocação do SUPERA para impulsionar ciência, tecnologia e empreendedorismo.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIGIA CARLA GABRIELLI BERTO
[email protected]


Notícias Relacionadas »