Projeto teatral “Multiplicando Cifrão” leva educação financeira às escolas públicas de Vinhedo

Espetáculo gratuito une teatro e palestras interativas para ensinar jovens a lidar com dinheiro de forma consciente e sustentável.

CLáUDIA CARNEVALLI
07/08/2025 17h48 - Atualizado há 3 horas

Projeto teatral “Multiplicando Cifrão” leva educação financeira às escolas públicas de Vinhedo
Projeto teatral “Multiplicando Cifrão” leva educação financeira às escolas públicas de Vinhedo
 

Alunos da rede pública de Vinhedo e Valinhos terão a oportunidade de aprender sobre finanças de forma leve, acessível e criativa por meio do espetáculo teatral “Multiplicando $” (Multiplicando Cifrão). Entre os dias 11 e 18 de agosto, a peça será apresentada em diferentes instituições da cidade, abordando de maneira lúdica e envolvente temas como organização financeira, consumo consciente e investimentos. Voltada para estudantes a partir dos 16 anos, a iniciativa combina arte e educação para aproximar o público jovem do universo das finanças.

Após cada apresentação, o público será convidado a participar de palestras interativas com aprofundamento sobre os conceitos abordados na peça, além de receber livretos informativos gratuitos com orientações práticas sobre como lidar melhor com o dinheiro.

O projeto, totalmente gratuito, será realizado em escolas públicas e tem uma proposta simples, mas poderosa: usar a arte como ferramenta de transformação. Através do teatro, o projeto busca quebrar mitos sobre a dificuldade de economizar, incentivar o planejamento financeiro desde cedo e despertar uma nova mentalidade de consumo mais responsável, sustentável e consciente.

Inspirada no clássico best-seller “O Homem Mais Rico da Babilônia”, a peça conta a história de Arkad, um comerciante da antiga Babilônia que se tornou o homem mais rico da cidade ao aprender a administrar bem seus recursos. Ao compartilhar seus conhecimentos com amigos, Arkad ensina princípios atemporais sobre como economizar, investir e prosperar financeiramente.

Mais do que ensinar a guardar dinheiro, o projeto “Multiplicando Cifrão” promove uma reflexão profunda sobre os hábitos de consumo e a importância da educação financeira como ferramenta para evitar o endividamento, construir autonomia e planejar o futuro desde a infância até a vida adulta.

O projeto Multiplicando $ produzido pela Dimples, apoio do Komedi Projetos e Altia, é um patrocínio através da Lei de Incentivo à Cultura pela empresa Avery Dennison que direciona parte dos impostos devidos pela empresa para projetos aprovados pelo governo federal, onde selecionam projetos que impactam a população da região localizada próximo a sua sede no Brasil e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“Acreditamos que o conhecimento é uma das ferramentas mais poderosas de transformação social. Por isso, escolhemos apoiar o Multiplicando $, um projeto que vai muito além da educação financeira - ele promove autonomia, responsabilidade e liberdade de escolha. Esperamos que este material seja um ponto de partida para novas descobertas e conquistas na vida desses jovens, podendo também multiplicar esse aprendizado por onde passarem!”, afirma a Camila Benedetti, R&D and Sustainability Sr Director, na Avery Dennison.

Sobre a Avery Dennison

A Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência de materiais e soluções de identificação digital. Através da tagline, Making Possible™, desenvolvemos produtos e soluções que impulsionam os setores em que atuamos, oferecendo soluções de branding e informação que otimizam a eficiência da mão de obra e da cadeia de suprimentos, reduzem os desperdícios e promovem a sustentabilidade, circularidade e transparência, e criam uma melhor conexão entre marcas e consumidores.

Projetamos e desenvolvemos materiais para rótulos e aplicações funcionais, inlays, tags de identificação por radiofrequência (RFID), softwares que conectam o físico ao digital e soluções que aprimoram embalagens de marca e exibem informações que aprimoram a experiência do cliente. Atendemos diversos setores em todo o mundo, incluindo cuidados pessoais e domésticos, vestuário, varejo, e-commerce, logística, alimentos, supermercados, farmacêutico e automotivo. Contamos com aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. Em 2024, nossas vendas reportadas foram de US$ 8,8 bilhões.

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço

Multiplicando Cifrões em Valinhos e Vinhedo

Vinhedo

 

Local Endereço Data

E E Maria do Carmo Ricci Von Zuben

Rua Nossa Senhora de Lourdes, 110 - Capela - Vinhedo/SP 

11/8

14h e 19h

E E Maria do Carmo Ricci Von Zuben

Rua Nossa Senhora de Lourdes, 110 - Capela - Vinhedo/SP 

12/8

09h e 14h

E E Maria do Carmo Ricci Von Zuben

Rua Nossa Senhora de Lourdes, 110 - Capela - Vinhedo/SP 

13/8

09h

E E Israel Schoba

Rua Guido Cinci, 310 - São Mateus - Vinhedo/SP -

14/8

09h

14h

E E Patriarca da Independência

Rua Rui Barbosa, 55 - Vila Planalto - Vinhedo/SP - 

15/8

09h

14h

E E Maria do Carmo Ricci Von Zuben

Rua Nossa Senhora de Lourdes, 110 - Capela - Vinhedo/SP 

18/8

19h 

E E Israel Schoba


 

Valinhos/SP

Rua Guido Cinci, 310 - São Mateus - Vinhedo/SP – 


 

19/8

19h30

E E Prof Américo Belluomini

Rua Professora Alice Nonato, s/n - Vila Progresso - Valinhos/SP 

18/8

09h

E E Prof Américo Belluomini

Rua Professora Alice Nonato, s/n - Vila Progresso - Valinhos/SP - 

19/8

15h

       

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLÁUDIA REGINA CARNEVALLI
[email protected]


Notícias Relacionadas »