De 12 a 15 de agosto, o Pier Mauá, no Rio de Janeiro, será o ponto de encontro de líderes, especialistas e inovadores durante o Rio Innovation Week, a maior conferência global de inovação e tecnologia. Entre os destaques desta edição, está a presença de grandes nomes da área da saúde, que trarão ao público discussões essenciais sobre o futuro da medicina, biotecnologia, inteligência artificial aplicada à saúde, saúde mental, longevidade e muito mais.
Em um espaço de 90mil m², com 40 palcos simultâneos, as trilhas em torno da saúde seguem o tema central do evento "Um Olhar Através da Ética", promovendo reflexões profundas sobre como a tecnologia está transformando o cuidado com o corpo e a mente. Os ingressos estão disponíveis.
Entre os palestrantes já confirmados, estão:
Denis Mukwege, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2018 e conhecido como o “médico das mulheres”, enfrentou ameaças de morte e guerras para devolver dignidade a milhares de vítimas de violência sexual no Congo. Sua palestra “Denis Mukwege: Uma Vida Dedicada à Cura e à Coragem” será na quinta-feira, 14 de agosto, às 16h.
Kari Gleiser, psicóloga clínica especializada em tratamento de traumas complexos e dissociação, é membro sênior do corpo docente do Instituto AEDP (EUA), onde desenvolve terapias baseadas no apego, experiencial e transformacional. Kari foi cofundadora e codiretora de um centro de saúde integrativa para recuperação de traumas por 13 anos na Nova Inglaterra. Sua palestra “Mentes que Curam: Psicodélicos, Trauma e o Renascimento da Terapia” será na terça-feira, 12 de agosto, às 15h.
Rick Doblin, psicólogo especialista em psicodélicos, pesquisador norte-americano e fundador da Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies (MAPS), organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de tratamentos médicos com substâncias psicodélicas, como o MDMA. Uma das figuras mais proeminentes no renascimento científico e terapêutico das substâncias psicodélicas, promovendo sua integração ética e segura à medicina moderna. Sua palestra “Mentes que Curam: Psicodélicos, Trauma e o Renascimento da Terapia” será na terça-feira, 12 de agosto, às 15h.
Jerome H. Kim é referência na interface entre pesquisa acadêmica e impacto global em saúde pública. Atualmente dirige o International Vaccine Institute (IVI), organização dedicada a desenvolver e distribuir vacinas seguras, eficazes e acessíveis para países em desenvolvimento.
Sue Ann Costa Clemens, médica infectologista, pediatra brasileira, pesquisadora e professora universitária. É referência global no desenvolvimento de vacinas e na capacitação de profissionais em saúde pública. Sua atuação contínua em entidades como Oxford, Siena e Fundação Gates faz dela uma das principais vozes científicas na promoção da equidade no acesso à vacinação, especialmente em contextos emergentes.
Carlos Gil Moreira Ferreira, Oncologista Torácico com doutorado em Oncologia Experimental, presidente do Instituto Oncoclinicas, Oncoclínicas, pesquisador Sênior da Coordenação de Pesquisa (INCA) entre 2002 e 2015. Membro do Board e do Career Development Committee da International Association for the Research and Treatment of Lung Cancer (IASLC); Membro do International Affairs Committee e Scientific Committee (ASCO). Sua palestra “Tratamento oncológico baseado em genética” será na terça-feira, 12 de agosto, às 16h30.
Daniele De Mari, neurocientista formada na Georgia Tech, nos EUA e hoje é a fundadora da Neurogram, uma startup que desenvolve soluções para a neurologia. Sua palestra “Mentes Conectadas: IA e Neurotech na Revolução do Cuidado Médico” será na quinta-feira, dia 14 de agosto, às 13h.
Daniel Soranz, médico de Família e Comunidade, mestre em Saúde Pública e doutor em Epidemiologia pela Fiocruz, instituição em que também é professor e pesquisador. Secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, tem várias passagens pelo cargo, sendo a primeira entre 2014 e 2016, durante a primeira gestão do prefeito Eduardo Paes; e de 2021 até 2022, em plena pandemia da covid-19. Em março de 2022, deixou o cargo para se candidatar a deputado federal. No dia 2 de outubro, foi eleito com 98.784 votos. Em 2023, se licenciou como deputado e voltou à Secretaria de Saúde. Sua palestra “Parcerias Público-Privadas no Setor de Saúde no Brasil: Modelos Inovadores e Cases de Sucesso”, será na quinta-feira, dia 14 de agosto, às 12h.
Paulo Niemeyer graduou-se como médico pela UFRJ, em 1975, e iniciou sua residência em Neurocirurgia na Clínica Neurocirúrgica Dr. Paulo Niemeyer, na Casa de Saúde Dr. Eiras, e dedicou seu primeiro ano de residência ao estudo da Neurologia e Neurorradiologia, no The National Hospital for Nervous Diseases, Institute of Neurology, University of London, Queen Square, onde estagiou como Post-Graduate Fellow. Atualmente é diretor médico do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e membro do Conselho da Fundação do Câncer.
Nathália Nunes, fonoaudióloga com MBA e mestrado pela Unifesp e formação executiva em Health IT pela Universidade de Harvard. Atua como CEO do CBEXs, é professora convidada na USP, UNIFESP e Instituto Butantan, e advisor da Huna. Fundadora da Arta, tem experiência em inovação, dados clínicos e saúde digital, com passagens pela Informa Markets, startups e consultorias no Brasil e EUA. Sua palestra “Da Sala de Aula ao Leito: Inovação para uma Saúde Mais Humana e Eficiente” será na quinta-feira, dia 14 de agosto, às 15h.
João Gonçalves Pantoja, médico Pneumologista e Clínico Geral, com especialização nos EUA (Tufts University - Boston, Massachusetts, Mayo Clinic - Rochester, Minnesota, Texas Medical Center - Houston, Texas, Johns Hopkins University, - Baltimore, Maryland), já tendo ocupado cargo de Direção da Rede D' Or São Luiz (RDSL) por 26 anos, até novembro 2022, quando passou a se dedicar a Coordenação Regional de Centros de Estudos Zona Sul da RDSL no RJ.
Luiz Augusto Maltoni Jr, médico, especialista em cirurgia geral e oncológica, MBA pela Coppead, diretor executivo da Fundação do Câncer e coordenador do Cancer Center do Complexo Américas (Rede Américas). Ex-cirurgião do Serviço de Cirurgia Abdomino-pélvica, diretor do HC II, coordenador geral de Assistência, coordenador geral de Ensino e Pesquisa e vice-diretor Geral do INCA. Sua palestra “Parcerias Público-Privadas no Setor de Saúde no Brasil: Modelos Inovadores e Cases de Sucesso” será na quinta-feira, dia 14 de agosto, às 12h, com participação do secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.
Alysson Renato Muotri é um biólogo brasileiro reconhecido internacionalmente por suas pesquisas em genética, neurociência e células‑tronco. Ele é professor nos departamentos de Pediatria e Medicina Celular e Molecular da University of California, San Diego (UCSD), onde também dirige o Programa de Células‑Tronco e diversos centros de pesquisa em inovação médica.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARA BORGES AZEVEDO
[email protected]