A iyalorixá e escritora Martha Sales será um dos destaques da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), em Salvador, Bahia. A autora estará presente para o lançamento e sessão de autógrafos, nos dias 07 e 08 de agosto, de seu novo livro "Pé de Tempo", além de apresentar sua primeira obra, "Okum D'orin: A poesia que vem do mar". Martha também participará de uma roda de conversa sobre escrita e ancestralidade.
Em "Pé de Tempo", Martha Sales, que também é Socióloga, convida os leitores a uma profunda jornada poética. O livro explora o tempo não apenas como uma medida cronológica, mas como uma força divina e interior, entrelaçada às memórias do corpo e à sabedoria ancestral. A obra mergulha nos ciclos da existência, desde o plantar de novas ideias até o amadurecimento das experiências e as transformações pessoais que moldam o ser.
Com uma sensibilidade ímpar, Martha Sales aborda as mudanças que o tempo impõe, as redescobertas que ele proporciona e a constante reinvenção pessoal. As páginas de "Pé de Tempo" ressoam com a força do axé e a potência curativa do terreiro, um espaço de acolhimento e metamorfose. A autora explora a passagem do tempo em conexão com as noções de destino, falta e ausência, contrapondo-as à busca incessante pela jovialidade e à aceitação das marcas do tempo que contam histórias.
Longe de ser um lamento pelo envelhecimento, "Pé de Tempo" celebra a reinvenção, o aprendizado contínuo e a liberdade encontrada no tempo livre, onde a alma pode se expandir. Martha Sales oferece uma visão do tempo como uma teia complexa que nos conecta ao passado, impulsiona ao presente e abre para infinitas possibilidades futuras.
Martha Sales também levará para a FLIPELÔ sua primeira obra, "Okum D'orin: A poesia que vem do mar". Este livro é um testemunho da profunda conexão da autora com Yemanjá, a Yèyé Omo Eja. Por meio de momentos de imersão nas águas férteis de Sergipe, seu estado natal, Martha traduz poeticamente essa escuta, resultando em palavras que dançam e cantam, em sinergia com a transparência, frescor e leveza das águas e de sua prosa poética.
"Okum D'orin" é um convite aos leitores para mergulharem nas águas da poesia e se conectarem com o sagrado, a ancestralidade, o maternar, a família, a memória coletiva, o feminino e o autoconhecimento. Os versos são acompanhados por ilustrações do artista Roniery, que utilizou a técnica da aquarela pela sua proximidade simbólica com a água.
Martha Sales é Iyalorixá, professora licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Antropologia pela UFS/NPPGA e pós-graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual. É membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NPEABI/UFS), membro e sócio-fundadora da Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé e sócio-fundadora e Coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró Casa de Mar. Com "Pé de Tempo" e "Okum D'orin", Martha Sales confirma sua voz potente e sensível na literatura contemporânea, explorando as profundezas da experiência humana com uma perspectiva enraizada na sabedoria ancestral e em sua vivência como Iyalorixá.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
[email protected]