Inscrições prorrogadas para edital que oferece formação e assessoria gratuita a órgãos e entidades municipais na avaliação de políticas públicas

Seleção é voltada a gestores responsáveis por projetos que estejam em andamento ou em fase de elaboração

Elaine Alves
04/08/2025 15h32 - Atualizado há 3 horas

Inscrições prorrogadas para edital que oferece formação e assessoria gratuita a órgãos e entidades municipais
André Seiti
Foram prorrogadas até o dia 7 de agosto as inscrições para a terceira edição do Edital Janela Avaliação — uma iniciativa que oferece, de forma gratuita, assessoria especializada para órgãos e entidades públicas municipais avaliarem e melhorarem políticas públicas que já estão sendo realizadas ou que estão em fase de elaboração. A ação é uma parceria entre a Enap (Escola Nacional de Administração Pública),  o  Itaú Social e a Flacso Brasil. O edital e o link para as inscrições estão disponíveis na plataforma do Itaú Social.  
 
O objetivo é apoiar servidores gestores municipais a entenderem melhor os resultados das ações que estão colocando em prática, como programas ou projetos na área social, da educação ou da cultura, por exemplo. Para isso, será oferecido uma assessoria formativa, com oficinas online, atividades práticas e o acompanhamento de especialistas, que vão ajudar passo a passo a pensar, organizar e analisar os efeitos dessas ações.

 
A proposta é atuar juntamente com as equipes dos municípios de forma colaborativa, ajudando desde o início do processo até a entrega de um relatório final com os principais resultados.
 
“A avaliação é uma prática fundamental para o aperfeiçoamento da gestão pública. Ela permite compreender com mais precisão os resultados das políticas implementadas, identificar oportunidades de melhoria e orientar decisões com base em evidências. Ao fortalecer a capacidade avaliativa dos municípios, contribuímos para a construção de políticas mais eficazes e alinhadas às necessidades reais da população”, explica Fernanda Seidel, gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social. 
 
A seleção é voltada a gestores responsáveis por projetos ou políticas públicas que estejam em andamento ou em fase de desenho. É necessário que as propostas estejam ligadas a uma secretaria ou outro órgão da prefeitura e que contem com uma equipe mínima de cinco pessoas envolvidas. Haverá prioridade para iniciativas das áreas de educação. Também serão aceitas inscrições de Consórcios Públicos Municipais.
 
Processo seletivo
A seleção ocorrerá em três fases. A primeira etapa é eliminatória e verifica o cumprimento dos requisitos obrigatórios. Na segunda etapa, as propostas são analisadas tecnicamente com base em cinco critérios: aderência à metodologia da Assessoria para Avaliação; coesão e coerência da candidatura; capacidade institucional da equipe; potencial de geração de valor para a sociedade (com ênfase na redução de desigualdades); e motivação institucional para o uso da avaliação. Políticas de municípios da região Norte do Brasil terão pontuação extra nessa fase.
 
As práticas com as melhores pontuações avançam para a etapa final, que inclui entrevistas com representantes das equipes, entre os dias 25 e 29 de agosto. O resultado final será divulgado em 5 de setembro, e as atividades acontecerão entre setembro e dezembro deste ano.
 
Aprender fazendo
A assessoria tem duração de 12 semanas e une teoria e prática no estilo “aprender fazendo”. Ao longo do período, as equipes participam de encontros virtuais toda semana e contam com o apoio constante de profissionais especializados. Juntos, eles constroem um plano para avaliar os resultados das ações da prefeitura, preparam um relatório final com os principais aprendizados e apresentam os resultados para os gestores locais.
 
3ª edição do Edital Janela Avaliação
Novo prazo
: até 7 de agosto
Resultado final: anúncio previsto para 5 de setembro

Inscrições: https://www.itausocial.org.br/editais/janela-avaliacao-3a-edicao-municipios/ 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELAINE CRISTINA ALVES DE OLIVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »