Crianças de Senador Canedo aprendem sobre preservação ambiental com peça “Para Sempre Meio Ambiente 2”

Ações consistem na criação, produção e circulação de peça teatral infantil e realização de oficinas de artes cênicas

CLáUDIA CARNEVALLI
29/07/2025 11h58 - Atualizado há 22 horas

Crianças de Senador Canedo aprendem sobre preservação ambiental com peça “Para Sempre Meio Ambiente 2”
Foto Divulgação: Pra sempre Meio Ambiente

As crianças de Senador Canedo recebem, de 4 à 8 de agosto, apresentações da peça teatral infantil “Para Sempre Meio Ambiente 2”, que também conta com a realização de oficinas de arte cênicas. 

As apresentações serão gratuitas, abertas ao público infantil e realizadas com o objetivo de contribuir para a humanização, imaginação e socialização das crianças, além de despertar a consciência ambiental e a prática da reciclagem desde a infância.

O projeto também conta com oficinas de artes cênicas de iniciação teatral que serão realizadas após as apresentações, para um público de 40 crianças, com duração de 60 minutos, com objetivo de estimular a cooperação, o trabalho em equipe e aprimorar competências para a tomada de decisão, ensinando técnicas de expressão corporal, desenvolvendo coordenação motora, concentração e criatividade.

A metodologia inclui atividades de expressão corporal (jogos rítmicos e percussão corporal), exercícios de voz e entonação (trabalhando emoções) e encenação lúdica de trechos da peça. Os temas abordados envolvem sustentabilidade, prevenção de incêndios e valorização da vida na natureza.

Sobre a peça:

Em Terra Linda, uma cidade onde a natureza é preservada, a menina Clara e seus amigos, o Macaco Sagui e a Arara, vivem em harmonia com o meio ambiente. Certo dia, enquanto brincavam sob o Jacarandá, árvore mais importante da cidade, Sagui sente um cheiro estranho: fumaça! 

Preocupados, eles seguem o rastro e descobrem um grupo de desmatadores destruindo a floresta. Para salvar seu lar, os amigos embarcam em uma aventura cheia de desafios e lições sobre preservação ambiental, contando com a ajuda do público para educar os invasores e restaurar a paz na floresta. Será que conseguirão?

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto "Para Sempre Meio Ambiente 2" tem a produção Lígia Aydar, apoio da Komedi Projetos e Altia, com patrocínio da Jaepel Papéis e Embalagens e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“O compromisso da empresa é oferecer às crianças a oportunidade de aprender e conviver em harmonia com o meio ambiente. Queremos transformá-las em multiplicadoras de conhecimento, ensinando sobre os direitos e deveres de cada um no descarte correto do lixo e na preservação ambiental. Nosso desafio é mostrar que o ‘fazer agora’ tem muito mais poder do que adiar para ‘fazer depois’”, afirma Edilza Amoroso, Diretora da Jaepel Papéis e Embalagens.

“O projeto reconhece essa realidade e aposta nas crianças como agentes mobilizadores dentro de suas comunidades para promover mudanças significativas. Como sempre, acreditamos na cultura e nas artes como caminhos eficazes para transmitir mensagens transformadoras”, conclui Edilza.

Sobre a Jaepel Papéis e Embalagens: Somos uma indústria orgulhosamente brasileira, com quase 20 anos de história, tradição e inovação. Operamos um complexo industrial integrado em Senador Canedo (GO), composto por duas fábricas que unem a produção de papel reciclado, chapas e embalagens de papelão ondulado. Nossa especialidade é transformar papelão reciclado em produtos de alta qualidade, que atendem clientes dos mais diversos setores — alimentício, farmacêutico, industrial, logístico, varejista, entre outros — com soluções resistentes, confiáveis e eficientes, essenciais para as cadeias produtivas mais exigentes do país.

Da matéria-prima à embalagem, nosso processo é 100% integrado, o que garante maior controle de qualidade, agilidade nas entregas e otimização de recursos, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a economia circular. Mais do que produtos, entregamos valor, cuidado e confiança. Do uso de aparas recicladas ao nosso compromisso com o aterro zero, passando pelo cuidado com as pessoas e as boas práticas de gestão, cada área da Jaepel contribui, todos os dias, para tornar o ESG uma realidade viva e concreta no nosso negócio.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. 

Serviço:

“Para Sempre Meio Ambiente 2" em Senador Canedo/GO

04/08/2025 - Associação Pestalozzi de Senador Canedo

05/08/2025 - Escola Municipal João Pereira 

06/08/2025 - Escola Municipal Elias Rocha Ribeiro

07/08/2025 - Escola Municipal Aracy Amaral

08/08/2025 - Escola Municipal Valdete Francisca da Silva Barbosa


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLÁUDIA REGINA CARNEVALLI
[email protected]


Notícias Relacionadas »