Recursos Humanos tem papel fundamental dentro das companhias para conscientização na prevenção de acidentes

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho marca regulamentação há mais de 50 anos. Evitar afastamento é garantir segurança dos colaboradores

THAILIZE OLIVEIRA
29/07/2025 11h31 - Atualizado há 22 horas

Recursos Humanos tem papel fundamental dentro das companhias para conscientização na prevenção de acidentes
Pexels

A prevenção de acidentes de trabalho é fundamental, tanto que no dia 27 de julho é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. Criada em 1972, a data foi escolhida como marca a regulamentação da formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho no Brasil. A ideia visa reforçar a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho e conscientizar empregadores e trabalhadores sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
 

Além de garantir a saúde dos colaboradores, o afastamento por acidentes evita a oneração dos cofres públicos. Entre 2012 e 2021, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gastou cerca de R$ 120 bilhões com benefícios previdenciários acidentários, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensões por morte e auxílio-acidente. Isso representa um valor considerável ao longo de uma década, e demonstra o peso desses afastamentos para o sistema.
 

Levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial é perdido devido a doenças e agravos ocupacionais. Para países em desenvolvimento, esse percentual pode ser ainda maior, chegando a 10%.
 

O Senac EAD conta com o curso de graduação de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Com papel estratégico na aplicação de tecnologias e ciências que facilitem o entendimento da legislação vigente e do tratamento e apresentação de informações para facilitar as tomadas de decisão, cria soluções inovadoras na utilização de princípios éticos e práticas de gestão de processos e comportamentos, visando contribuir para indicadores de RH, satisfação dos funcionários e desenvolvimento organizacional. Saiba mais no link.
 

Sobre o Senac EAD

Com quase 80 anos de educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil e apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

Informações para imprensa – Senac EAD
In Press Porter Novelli
[email protected]
Julho/2025


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAILIZE SILVA OLIVEIRA
[email protected]


FONTE: Thailize Oliveira
Notícias Relacionadas »