Tremembé e São Paulo recebem espetáculo gratuito sobre inteligência artificial para estudantes da rede pública

Projeto “Superatividade – A Era de Inteligência Artificial” combina teatro, oficinas e formação docente para discutir o impacto da IA na sociedade contemporânea

ANK Reputation
30/07/2025 10h20 - Atualizado há 18 horas

Tremembé e São Paulo recebem espetáculo gratuito sobre inteligência artificial para estudantes da rede pública
Divulgação
Depois de passar por cidades como Hortolândia, Nova Odessa e Analândia, o projeto cultural “Superatividade – A Era de Inteligência Artificial” segue em circulação pelo Estado de São Paulo e chega agora aos municípios de Tremembé e São Paulo, com apresentações gratuitas voltadas a estudantes da rede pública estadual.

Mais que uma experiência teatral, o projeto propõe uma jornada imersiva que une arte, tecnologia, educação e reflexão. Realizado pela MR2 Cultural, com patrocínio da Indovinya, divisão de especialidades químicas e surfactantes da Indorama Ventures, por meio do ProAC ICMS, o projeto envolve ações em três frentes: oficinas formativas para alunos, espetáculo teatral interativo e capacitação de professores da rede pública.

No espetáculo, a proposta é discutir de forma lúdica e acessível como a inteligência artificial está presente no nosso cotidiano, transformando relações humanas, hábitos de consumo, rotinas escolares e profissionais. Telões interativos e simulações com ferramentas reais de IA, como o ChatGPT, ajudam a demonstrar na prática como essa tecnologia influencia nossas escolhas, discursos e vivências.

As apresentações acontecem nas seguintes datas:

Tremembé/SP
Data: 12 de agosto de 2025
Horários: 9h e 11h
Local: EE Profª Amália Garcia Ribeiro Patto
Endereço: Avenida Sete de Janeiro, s/n

São Paulo/SP
Data: 13 de agosto de 2025
Horários: 11h e 13h30
Local: E.E. Rodrigues Alves
Endereço: Avenida Paulista, 227

Além da peça, o projeto já beneficiou estudantes do ensino fundamental nas cidades por onde passou com oficinas intensivas de 20 horas, nas quais os jovens aprenderam, na prática, como a IA pode ser aplicada em tarefas estudantis e criativas. A proposta é despertar o senso crítico e estimular o uso consciente da tecnologia entre crianças e adolescentes de 8 a 16 anos.

“É muito gratificante poder levar à comunidade um projeto que estimula o interesse por STEM (Ciências, tecnologia, Engenharia e Matemática) e promove o aprendizado em torno de um tema tão relevante como a inteligência artificial. Com iniciativas como esta, contribuímos de forma concreta para nossa meta global de impactar positivamente 100 mil pessoas por meio da educação STEM até 2030”, além de reforçar o conceito de valor compartilhando, entregando para comunidade aquilo que é a nossa expertise”, comenta Laura Marques, Coordenadora de Sustentabilidade da Indovinya.

Outro eixo importante da iniciativa é a formação de professores, que recebem orientações e recursos didáticos para integrar os conceitos de inteligência artificial às práticas pedagógicas em sala de aula. Ao longo da circulação, o projeto prevê impactar diretamente mais de mil alunos e educadores, com acesso gratuito e conteúdos adaptados a diferentes faixas etárias.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA GIMENES DE OLIVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »