Aprenda a descartar

Mudanças Climáticas

Renato Nalini
29/07/2025 09h45 - Atualizado há 18 horas

Aprenda a descartar
Domínio Público
            O mundo está perecendo por excesso de lixo. O consumismo é uma tendência que se impôs. É comum adquirir muito mais do que se necessita. E desperdiçar sem piedade. O resultado é a produção de dezoito mil toneladas de resíduos sólidos a cada dia, só na cidade de São Paulo.
            A tragédia é que muito pouco desse material vai para a reciclagem, a resposta da economia circular e da logística reversa para reduzir o material lançado às ruas, aos córregos, às represas.
            Hoje, a coleta seletiva passa em todos os logradouros públicos da capital. Bastaria separar os resíduos orgânicos, o resto de comida, tudo aquilo que apodrece, do restante material. Isso já permitiria que o orgânico fosse aproveitado para a fabricação de gás metano e alimentasse os veículos que recolhem o lixo e, posteriormente, abastecesse até o transporte coletivo público da capital.

            É urgente que todas as pessoas se conscientizem de que, se nada for feito, São Paulo perderá inúmeros espaços que poderiam ser destinados a abrigar parques, florestas urbanas, jardins, áreas de lazer e entretenimento, para receber aterro sanitário.
            Além disso, o paulistano vê subirem os custos da coleta e destinação dos resíduos sólidos a cifras astronômicas. Mais de oitenta bilhões são reservados para isso. Se todos colaborassem, sobraria dinheiro para saúde, educação, transporte, moradia, lazer e outras necessidades humanas.
            Procure aprender a descartar. E se já sabe, faça valer esse conhecimento. É uma questão de assegurar qualidade de vida para a maior cidade brasileira e de sobrevivência da humanidade. Quando se fala de questões ambientais, o intuito é permitir a continuidade da vida no planeta. Não é o amor exclusivo pela árvore, pela água, pela fauna. É o ser humano que está em questão. Ajude sua cidade e garanta que as futuras gerações também poderão fruir dos benefícios que ela propicia aos seus habitantes.

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.  
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »