O A.C.Camargo Cancer Center consolidou em 2024 uma série de avanços em sua gestão de impacto social, um dos pilares que acompanha a instituição desde sua fundação. Os resultados constam no Relato Anual Integrado 2024, que reúne todas as informações relacionadas às diferentes atividades executadas pela instituição ao longo do último ano, de forma transparente e de acordo com as principais diretrizes internacionais de prestação de contas.
O documento traz mais de 200 indicadores e detalha a performance do Cancer Center em temas como gestão climática, energia renovável, gestão de resíduos, inclusão e diversidade, planejamento estratégico, geração de valor, impacto social, entre outros. Atualiza ainda protocolos de aperfeiçoamento no cuidado e na jornada do paciente, além de detalhar avanços em tratamentos, pesquisa, ensino e parcerias internacionais.
Impacto social e ambiental
Na frente ambiental, a instituição celebra os resultados do projeto de racionalização de água, utilidades e luz, em que um grupo multidisciplinar atua para a redução do consumo. A iniciativa traz medidas voltadas à redução do uso de energia e água, além da mitigação da geração de resíduos e das emissões de gases de efeito estufa. Como resultado, houve a mitigação anual de 1,2 mil m³ no consumo de água e de 70 toneladas de CO2, bem como o ganho financeiro estimado em R$ 400 mil pela economia gerada em água e energia. A plataforma de sustentabilidade do A.C.Camargo Cancer Center abrange os temas relevantes, tais como impacto social, cadeia de valor, gestão ambiental e mudanças climáticas.
O ano de 2024 apresentou importantes avanços nos programas sociais, com impacto interno e externo. Foram realizadas campanhas de prevenção ao câncer de pele em Santos (SP) como parte do Programa Missão A.C.Camargo, tendo como resultado mais de 1.000 pessoas atendidas - dessas, 600 lesões foram avaliadas e 80 participantes tiveram consultas agendadas para diagnóstico.
O Programa Dona Carolina Tamandaré, de apoio a adolescentes e jovens adultos em situação de vulnerabilidade, com foco em integração social, cultural e profissional, atua no cuidado com sobreviventes de câncer e seus familiares. No ano, foram 44 iniciativas educativas, oportunidades de estágio e inclusão no mercado de trabalho, beneficiando 113 jovens - destes, sete beneficiários foram contratados, sendo quatro no A.C.Camargo e três em empresas fora do setor de saúde. Já o Programa Humanamente propõe uma abordagem terapêutica a fim de proporcionar alívio de sintomas físicos e psicológicos aos colaboradores, trazendo melhora na qualidade de vida. Em 2024, foram mais de 540 profissionais atendidos.
Diversidade e Inclusão
Dentro dos grupos de afinidade, foram criados mais dois grupos - Raça e Etnia (Afroconexão) e Neurodivergentes. No ano, houve a conquista do Selo de Igualdade Racial, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. Além disso, a instituição realizou a primeira Semana de Consciência Negra, com foco e letramento e ações antirracistas, contando com a participação de 450 colaboradores. O A.C.Camargo Cancer Center tem se destacado por iniciativas de inclusão de refugiados, contratando e investindo na capacitação desses profissionais. A instituição integra o Fórum Empresas com Refugiados e estabeleceu a meta de alcançar 70 funcionários migrantes e refugiados até 2027.
Estratégia e governança
O A.C.Camargo revisou e lançou seu novo Código de Conduta, voltado para conscientização e educação em contraponto a um documento mais impositivo. O documento foi revisado para um tom mais positivo e funcional, validado pelo Conselho Curador e amplamente divulgado para toda a instituição. O Relato Integrado também apresenta a estratégia, a transparência e a integridade da gestão, além de gestão de riscos e canais de comunicação.
No cuidado com o paciente, a instituição atua com base em uma oncologia baseada em valor, com gestão de saúde voltada à geração de dados, qualidade e experiência do paciente, oncologia integral (assistência, ensino e pesquisa) e inovação em saúde e oncologia. No ano de 2024, houve aumento no número de pacientes atendidos (7%), volume de cirurgias (2%), internações (5%) e exames (1%), totalizando 2,3 milhões de exames realizados. A pesquisa clínica impactou 418 vidas, um aumento de 44% em relação ao ano anterior.
O Relato Integrado reflete o compromisso com a transparência e a sustentabilidade, utilizando as principais diretrizes internacionais de reporte e gestão, como a Global Reporting Initiative (GRI), o Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e a estrutura do International Integrated Reporting Council (IIRC), além do compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Foram reportados ainda indicadores próprios que avaliam o desempenho no ecossistema de oncologia. A verificação externa e independente ficou a cargo da KPMG.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNA ROBERTI ALVES
[email protected]