A Prefeitura de São Paulo participa neste fim de semana, dias 19 e 20 de julho, da ExpoFavela Innovation 2025, evento que reúne empreendedores e iniciativas sociais das favelas brasileiras. A presença do município é marcada por ações das Secretarias Municipais de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com o objetivo de fomentar oportunidades por meio da economia criativa e da inclusão produtiva.
Segundo a administração municipal, o estande da Prefeitura oferece ao público uma variedade de atividades, como oficinas artísticas, exposições culturais e atendimentos voltados à qualificação profissional e ao empreendedorismo. O espaço também conta com uma unidade do estúdio SampaCast, onde é possível conhecer de perto o funcionamento de equipamentos de mídia comunitária mantidos pela cidade.
Durante os dois dias de evento, alunos e educadores dos programas culturais da Prefeitura realizam oficinas de dança, pintura e contação de histórias. Jovens participantes do Programa Jovem Monitor Cultural também apresentam intervenções autorais com foco na valorização da identidade periférica e da produção artística local.
Além da programação prática, a Prefeitura promove no domingo (20), às 12h, o painel “Cidade que transforma”, com gestores públicos e especialistas debatendo políticas públicas que unem cultura, inovação e geração de renda nas periferias paulistanas.
A ExpoFavela Innovation ocorre no Transamérica Expo Center, na Zona Sul de São Paulo, e reúne iniciativas de diversas áreas, como tecnologia, educação, economia e cultura. Idealizado pela CUFA (Central Única das Favelas), o evento busca promover conexões entre empreendedores das comunidades e o mercado formal.